Brasil, 24 de Novembro de 2017

15ª Grande Festa Latino-americana de Curitiba terá celebrações religiosas, artísticas e muita gastronomia internacional.

• Escrito por  Aroldo Antonio Glomb Junior
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Eventos

Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela e México. Estes são os países que estarão na 15ª Grande Festa Latino-americana de Curitiba, dia 22 de outubro, no Bosque São Cristóvão, em Santa Felicidade.

Realizado pela Paróquia São José de Santa Felicidade e pela Pastoral do Imigrante, a tradicional festa conta com o apoio da Arquidiocese de Curitiba, a festa cujo tema é “Sueña, Canta y Camiña “ (Sonha, Canta e Caminha) celebra toda a cultura da comunidade latino-americana em Curitiba.

Na parte da manhã acontece a tradicional missa que é celebrada pela paróquia todos os anos. Logo após o evento religioso, acontecem as celebrações dos países com muita festa, arte, música, poesia, dança, artesanato e gastronomia de todos os países latino-americanos que estão presentes na capital paranaense.

A entrada é grátis, mas quem quiser colaborar com a paróquia pode levar um quilo de alimento não-perecível que será revertido para causas da Pastoral do Imigrante.

“Essa festa só é possível graças ao protagonismo dos nossos irmãos latino-americanos que com seus ricos costumes, tradições, expressões de fé e cultura e a partir de sua mentalidade e disciplina nos mostram a riqueza da migração e do continente latino-americano.” explica o padre colombiano Luis Alfonso Espinel Vargas C.s., responsável pela organização do evento neste ano.

Sonha, canta e caminha

Padre Luis explica o conceito sobre o lema da festa latino-americana:

Sonhar: Os imigrantes nunca podem deixar de sonhar, pois os sonhos são a esperança que os leva a deixarem a pátria e dar o primeiro passo, para sair, para sonhar e esperar um futuro melhor;
Cantar: é e sempre será a expressão do coração e da alma, que nas melodias e nas letras, dá forma àquilo que está sendo vivido, sonhado e caminhando;
Caminhar: é uma atividade natural, que nos leva a andar, marchar, procurando e buscando sempre o bem-estar, na aventura do caminho. Os migrantes caminham com esperança, cantam sonhando, e sonham cantando.

Um convite especial também para os brasileiros

Além de unir e celebrar todos os imigrantes dos países latino-americanos presentes em Curitiba, a 15ª Grande Festa Latino-americana é também um convite aos brasileiros para se unirem à grande celebração latina em Curitiba:

“O povo latino-americano é reconhecido e em todas partes do mundo por ser um povo que expressa sua alegria e simpatia nas celebrações e festas. O ser humano, por natureza, é celebrativo e festivo e os latinos-americanos são um exemplo desta alegria” completa padre Luis.

15ª FESTA LATINO-AMERICANA EM CURITIBA
Local: Bosque São Cristóvão, em Santa Felicidade
Data: 22/10
Entrada: Grátis, mas todos podem levar um kg de alimento não-perecível.
Programação: Santa Missa a partir das 10h30. Logo após celebrações artísticas e barracas de gastronomia de diversos países.

Código de segurança
Atualizar