Brasil, 22 de Outubro de 2017

Inscrições abertas para o maior torneio de robótica do Brasil

• Escrito por  Superintendência de Jornalismo da CNI
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Eventos

Estudantes de escolas públicas e particulares já podem inscrever as equipes para participar do Torneio de Robótica FIRST LEGO League, organizado pelo SESI. Fase regional da competição começa em novembro

Valendo! Estão abertas as inscrições para a maior competição de robótica do Brasil: o Torneio de Robótica FIRST LEGO League, organizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI). O período de inscrições depende de quando será realizado o torneio regional em cada estado. Por exemplo, para o torneio regional de Natal, que acontece nos dias 17 e 18 de novembro, as inscrições podem ser feitas até o dia 29 de outubro. Cada equipe, com estudantes de 9 a 16 anos, de escolas públicas e particulares, pode ter de 2 a 10 competidores. E claro, para que tudo funcione melhor ainda, o SESI recomenda o número mínimo de quatro integrantes, além de dois treinadores adultos responsáveis pelo time. Mas saiba que, se você quiser, pode montar uma equipe, por exemplo, com amigos da sua rua. É a chamada equipe de garagem.

Então não perca tempo! Monte logo a sua equipe e encare o desafio da temporada Hydro Dynamics. É hora de mergulhar nas pesquisas sobre o líquido mais precioso do planeta: a água. Como encontramos, transportamos, usamos ou descartamos. A fase regional da competição começa em novembro. Os melhores times da etapa regional garantem vaga na fase nacional da competição, em 2018, em Curitiba.

UM MERGULHO NA APRENDIZAGEM - Até parece brincadeira, mas não é! O Torneio de Robótica vai muito além da montagem e programação de robôs. É que os estudantes entram numa disputa emocionante em quatro categorias: Projeto de Pesquisa, Desafio do Robô, Design do Robô e Core Values.

No Projeto de Pesquisa, cada equipe precisa identificar um problema relacionado ao uso da água como, por exemplo, na produção de alimentos ou energia. A partir daí, eles buscam e apresentam uma solução inovadora. No Desafio do Robô, um dos pontos altos da competição, os estudantes colocam os robôs de Lego para cumprir determinadas missões na mesa. Nesta temporada, há atividades como remover um cano quebrado, virar tampas de bueiro e mover bombas de água.

Os robôs que cumprem essas missões, projetados e construídos pelos próprios alunos, também são avaliados na categoria Design do Robô. Os juízes levam em consideração, dentre outras coisas, o número e tipos de sensores utilizados, total de peças e acessórios, além da estratégia e programação. Por fim, os estudantes precisam mostrar na categoria Core Values que sabem trabalhar em equipe, lembrando sempre que é uma competição amigável.

DE OLHO NO FUTURO - Desde 2013, o SESI é o operador oficial no Brasil do Torneio de Robótica FIRST LEGO League. Nesse período, foram quase 17 mil competidores de mais de 1.700 escolas públicas e particulares. Atualmente, cerca de 400 escolas do SESI de ensino fundamental e médio de todo o Brasil contam com o programa no currículo, independentemente da participação no torneio. A competição fortalece a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico, inspirando jovens a seguir carreira no ramo da ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática.

SAIBA MAIS – Acesse a página de inscrições do Torneio de Robótica FIRST LEGO League e veja o calendário das etapas regionais.

Código de segurança
Atualizar