Brasil, 18 de Dezembro de 2017

Publicidade 1 Aqui no SEGS

Alex Flemming inaugura exposição em São Paulo

A partir de 28 de outubro, o artista por trás dos rostos anônimos do Metrô Sumaré apresenta mostra gratuita na casa-museu Ema Klabin

O artista plástico Alex Flemming, que ficou nacionalmente conhecido após a instalação de rostos anônimos em painéis de vidro sobrepostos por poemas brasileiros na Estação Sumaré do Metrô de São Paulo, inaugura dia 28 de outubro a intervenção com a série “Anaconda” na casa-museu Ema Klabin. A mostra, inédita no Brasil, compõe-se da apropriação artística de treze tapetes persas, de variados tamanhos, incluindo pequenos tapetes de oração, sobre os quais Flemming introduz a pintura de uma cobra.

As serpentes, de forte valor simbólico, são pintadas com tratamento cromático que estabelece um inquietante diálogo com as tramas coloridas, ou seja, com a padronagem dos tapetes. Em certas obras, as serpentes se destacam do tecido e se sobrepõem a ele, estabelecendo contrastes de forma e de cor; em outras, elas se mimetizam no território das tramas, se mostram mais traiçoeiras e se encontram disfarçadas em seu ambiente, pois suas cores e seus desenhos se assemelham às cores e aos padrões dos tapetes.

Com entrada gratuita, a instalação Anaconda ocupa todos os ambientes da casa-museu Ema Klabin: hall, galeria, salão, sala de jantar, quarto principal e quarto de hóspedes. A exposição fica aberta para visitação até dia 17 de dezembro. A mostra faz parte da série Intervalo Contemporâneo, que convida artistas para criarem trabalhos que interfiram no ambiente interno da casa. Os trabalhos instalados neste espaço são um contraponto para a coleção adquirida por Ema Klabin, inserindo o debate de uma produção contemporânea no percurso da visita, abrindo espaço para esse intervalo abranger uma diferente experiência e possibilitar um novo olhar perante essa coleção e suas interferências.

Serviço:

Exposição Alex Flemming

Data: 28/10/2017 à 17/12/2017

Horários: das 14h às 18h

Local: Fundação Casa-Museu Ema Klabin

Endereço: Rua Portugal, 43 – Jardim Europa

Entrada Gratuita

Sobre Alex Flemming

“Ser artista é aceitar o desafio de se expressar diferentemente conforme a vida evolui”, diz Alex Flemming. Filho de um piloto e de uma aeromoça, ele é um cidadão do mundo. Frequentou o curso livre de Cinema da FAAP e o curso de arquitetura e urbanismo da FAU/USP, o artista surgiu no meio artístico nos anos 70, com gravuras sobre o cotidiano e contestação sócio-política. Iniciou intensa dedicação à pintura quando ganhou bolsa de estudos da Fundação Fulbright e cursou o Pratt Institute de Nova York. Atualmente, Flemming mora na Alemanha, mas visita sempre o Brasil.

Código de segurança
Atualizar