Brasil, 23 de Novembro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

O futuro do trabalho é tema central do ACONTECE Indústria

  • Escrito por  Carolina LAert
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Eventos
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Idealizado pelo CESAR, o evento reunirá grandes nomes do setor de inovação, entre eles Silvio Meira

Como devemos avaliar a geração de trabalhos nos próximos anos com o avanço da inovação no setor industrial? Quais os riscos que enfrentaremos nesta nova dinâmica do emprego? Que vantagens o Brasil e o trabalhador brasileiro podem tirar dessa experiência? São estas desafiantes questões que estarão em discussão no dia 21 de setembro, em São Paulo, no ACONTECE Indústria, evento idealizado por um dos mais importantes centros de inovação do Brasil, CESAR.

A proposta do evento é levantar indagações sobre esse inquietante cenário, abordando a característica dos empregos do futuro, o papel da tecnologia como agente potencializador de mudanças na indústria, os postos de trabalhos que poderão ser extintos, além da preocupante questão: Depois da Inteligência Artificial e Automação, como lidar com uma sociedade de muitos desempregados?

“Decidimos realizar o ACONTECE Indústria porque é cada vez mais normal a substituição de mão de obra humana por máquinas. Se realmente tivermos uma redução nestes postos de trabalho como iremos lidar? São essas questões que vamos debater e acordar neste evento”, explicou Eduardo Peixoto, Chefe de Negócios do CESAR.

Vale lembrar que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a indústria continuou cortando vagas no primeiro trimestre de 2017. Foram 511 mil postos a menos se comparados ao ano anterior, representando uma retração de 4,3% nesse período. “Esses postos foram fechados e não devem ser reabertos integralmente em função do crescimento das inovações tecnológicas”, comentou Peixoto.

Para reforçar ainda mais a discussão, o evento, realizados em dois blocos, irá contar com a presença do Secretário de Inovação e Negócios do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Marcos Vinícius, o gerente executivo da multinacional alemã Festo, Victor Teles, a sócia do McKinsey Global Institute, Patrícia Ellen, o arquiteto de Sistemas do CESAR, Fábio Maia, o Conselheiro Fundador do Porto Digital, José Carlos Cavalcanti e pesquisador no Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Eduardo Magrini. Além disso, a provocação do ACONTECE Indústria será feita por Silvio Meira, um dos nomes mais importantes do país quando o assunto é inovação e empreendedorismo.

“Quanto mais robôs, mais bem classificada é uma determinada economia de mercado. O que não se discute é o futuro da geração de empregos para as pessoas e os riscos do desemprego. E é isso que estamos propondo neste encontro. Um olhar mais profundo sobre o futuro e também sobre o papel dos governos em incentivar e investir em educação, tecnológica e capacitação”, finalizou Eduardo Peixoto.

O ACONTECE Indústria será realizado no dia 21 de setembro, na Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, das 14h às 19h. As inscrições poderão ser realizadas por aqui:https://www.cesaracontece.org/industria

Serviço:

ACONTECE Indústria

Local: Câmara de Comércio Árabe-Brasileira

Endereço: Avenida Paulista, 283/287, Bela Vista - São Paulo, SP

Data: 21 de setembro

Horário: 14h às 19h

 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::