Brasil, 24 de Setembro de 2017

• Escrito por  Otávio Cabral
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Eventos

Neste sábado, 16 de setembro, a partir das 9 horas, o Colégio Dante Alighieri realiza sua quinta edição de TEDx. Com o tema “Mãos à obra”, o evento quer mostrar ao público histórias de quem atua para transformar seu entorno. Serão oito palestras com pessoas que realizaram mudanças sociais importantes a partir de suas ações.

O desembargador Antonio Malheiros, por exemplo, vai falar de sua vivência como contador de histórias para crianças no hospital Emílio Ribas. Em sua fala, ele explicará, em primeira pessoa, como a solidariedade o ajuda a humanizar a Justiça

Na área de tecnologia, um carro-chefe na linha pedagógida do colégio juntamente com as ciências, o evento contará com a presença do expert em Inteligência Artifical David Dias. Responsável pela operação do IBM Watson no Brasil, ele vai falar sobre como funciona uma inteligência artificial, o quanto ela evoluiu e quais os impactos dessa tecnologia na economia e na sociedade.

Ricardo Amorim, ex-aluno do Dante, irá falar sobre sobre os desafios e as oportunidades que, pela via da educação, podem pôr o Brasil de novo na rota do crescimento.

O TEDx terá também palestra de Mariangela Garbelini e Carolina Teixeira. Elas estão à frente da ong Abraço Cultural que vem auxiliando na integração dos refugiados na cidade de São Paulo com projetos em que eles ensinam a brasileiros suas línguas maternas. A discussão será sobre as possiblidades de se quebrar barreiras culturais, aproximando diferentes povos em um único lugar.

O evento ainda contará com palestras dos alunos Antonio Boulhosa Quintanilha, do Dante, junto com a aluna Viviane Paixão Prier de Saone do CEU EMEF Casa Blanca, no Campo Limpo (extremo Sul de São Paulo). Juntos, eles, que se conheceram no Educom.geraçãocidadã.2016, vão falar sobre como derrubar as barreiras do preconceito social e construir pontes por meio da educação. Elaine Vilela e Marcos Ramos abordarão a comunicação háptica, que é uma adaptação da língua de sinais para surdos cegos, e a inclusão que ela proporciona através da comunicação.

Mais informações sobre os palestrantes neste link: https://www.tedxdantealighierischool.com.br/palestrantes/

“O TED é um evento que inspira. Neste quintoTEDx realizado no Dante, mais do que inspirar, queremos estimular as pessoas a atuarem para melhorar seu meio”, afirma Barbara Endo, professora de Educomunicação do Dante, responsável pela organização do evento licenciado pela marca internacional TED (Technology; Entertainment; Design).

O TEDxDanteAlighieriSchool parte do princípio de que as boas ideias devem ser compartilhadas e, por isso, visa promover o debate de ideias inovadoras, envolvendo todos que integram a comunidade escolar. O evento é aberto ao público, que deve se inscrever pelo site.

Evento: TEDx “Mãos à obra”

Data: Sabado, 16 de setembro

Horário: das 9h às 12 horas