Brasil, 22 de Setembro de 2017

Única Companhia do mundo formada exclusivamente por músicos com deficiência visual se apresenta gratuitamente no Brasil

• Escrito por  Sandra Mimoto Torres
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Eventos

Orquestra Hanbit, da Coréia do Sul chega ao País com a turnê “Hope Concert - Music in the Dark”

A única Companhia de Artes do mundo formada, exclusivamente, por portadores de deficiência visual, a “Orquestra Hanbit” da Coreia do Sul chega este mês a São Paulo. Serão duas apresentações em São Paulo nos dias 21 e 23 de setembro e uma em Tatuí (interior do estado) no dia 25 do mesmo mês. A realização do espetáculo é de responsabilidade da Ampliart Difusão Cultural, Rafa Music e Galeria Central. Todas as apresentações têm entrada gratuita.

A turnê “Hope Concert - Music in the Dark” (Concerto da Esperança - Música no Escuro” é inédita no Brasil, mas tem em seu portfólio mais de 150 apresentações em sua Terra Natal e, no exterior, recebeu inúmeras críticas positivas, especialmente por “tocar com a alma”.

Músicas internacionais e brasileiras compõem o repertório imperdível desta turnê que possui um enorme impacto social para a comunidade dos portadores de deficiência visual. Para a diretora geral do evento no Brasil, Sandra Mimoto Torres, o concerto trará ao público brasileiro entusiasmo e a esperança de um mundo melhor. “Um lugar em que todas as pessoas, deficientes ou não, possam ter oportunidade para o desenvolvimento pessoal e profissional”, emociona-se.

Hanbit Chamber Orchestra & Hanbit Brass Ensenble.

Na turnê brasileira, a Hanbit Performing Arts Company será representada pela Hanbit Chamber Orchestra composta por instrumentos de cordas e sopro, com um repertório que vai do clássico tradicional à música contemporânea, incluindo músicas de filmes e pop e pela Hanbit Brass Ensenble, o grupo de metais que inclui músicas clássicas, pop, jazz e apresentações impactantes.

Música com perfeição

Pessoas com deficiência visual, em sua maioria, possuem uma excelente audição e, aproximadamente, 80% dos cegos tem ouvido absoluto, que é a capacidade de formar imagem auditiva interna de qualquer som.

A música clássica é composta por uma lógica mais complexa. São instrumentos, ritmos, sons, cada um ao seu tempo, que, regidos por um maestro, confluem para uma sonorização mais profunda, envolvente e emocionante. Viver a experiência de assistir a um concerto de música clássica auxilia numa percepção menos óbvia da música, da cultura, e da vida, fornecendo elementos que permitem o desenvolvimento de um senso crítico, exercitando raciocínios e interpretações diferentes aos quais estamos acostumados. “É um exercício para os ouvidos e para a alma”, completa Sandra.

Sobre a Hanbit Performing Arts Company

A Hanbit Performing Arts Company foi criada em 2003 em Seul, Coréia do Sul, originalmente como Hanbit Brass Ensemble. A companhia desenvolveu uma nova forma de reabilitação ocupacional para pessoas com deficiência visual, ajudando a combater o preconceito contra os deficientes. O projeto sugere formas de enfrentar os problemas sociais e curar feridas através da música de alta performance, promovendo a inclusão e estimulando a criatividade e perseverança entre seus membros.

A companhia também trabalha com projetos sociais de inclusão, contribuindo para a criação de uma sociedade mais igualitária e ajudando na solução de problemas como altas taxas de suicídio, crises familiares, violência, sentimento de alienação e perda etc. Esse trabalho é realizado através do Hanbit Charity Choir e da Modern Pop Band Blue Ocean.

Serviço:

Hanbit Orchestra - “Hope Concert - Music in the Dark” - São Paulo

Quando: 21 de Setembro de 2017

Onde: Theatro São Pedro

Endereço: R. Albuquerque Lins, 207 - Barra Funda.

Encerramento das celebrações do Dia de Luta da Pessoa com Deficiência, promovido pela Secretaria dos Direiros da Pessoa com Deficiência.

Participação especial: CORALUSP

Ingresso: Gratuito

Hanbit Orchestra - “Hope Concert - Music in the Dark” - São Paulo

Quando: 23 de Setembro de 2017