Brasil, 23 de Novembro de 2017

• Adicionar novo comentario
  • Publicado em Eventos

Sexta-feira é dia de baile e gastronomia típica na Pomerlamm Fest, em Pomerode

As bandas Adler´s Band e Portal do Sul são as atrações de hoje, sexta-feira, segundo dia da 8ª Pomerlamm Fest. A partir das 18h, os portões do Pavilhão de Eventos de Pomerode estarão abertos e a comunidade poderá curtir as competições típicas, bailes e uma gastronomia especial à base de carne de borrego. Na quinta-feira, durante a abertura, houve a gravação do DVD do Programa Canta Sul, com a participação de mais de 10 bandas e Gilmar Brasil. A novidade desta edição é a Zum Lamm Gastronomieplatz, local reservado à degustação de diferentes pratos à base de borrego, criados especialmente para serem apreciados na festa. Em alemão, Zum Lamm Gastronomieplatz significa “Vila da Gastronomia de Borrego”.

O Zum Lamm Gastronomieplatz terá a participação dos restaurantes Wunderwald, Curry Wurst Petiscos, Big Pizza, Big Box do Pastel e Wox Pub. Nesta área gastronômica, todos os restaurantes estarão dispostos em quiosques e oferecerão, pelo menos, um prato inédito feito com borrego como ingrediente principal. Além disso, a festa conta com um buffet típico de comida alemã e também pratos à base de borrego. Para harmonizar com todas essas delícias, na festa terá várias opções de chope. A Ecobier, a Schornstein e a Opa Bier vão disponibilizar para o evento chopes dos tipos Pilsen, Vinho, Witbier, Ipa, Bork, Weizen ou Old Ale.

Organizada pelo grupo de Criadores do Testo, a Pomerlamm Fest conta com o apoio da Associação Visite Pomerode e tem o objetivo de preservar a forte ligação que o pomerodense mantém com o campo e, também, divulgar a gastronomia com pratos à base de cordeiro, além das iguarias típicas alemãs.

Borrego

A carne de borrego também é conhecida como cordeiro e carneiro. Mas há distinção entre elas. Trata-se do mesmo animal, porém, em idades e gêneros diferentes. Na verdade, trata-se do mesmo animal, em idades e gêneros diferentes. A carne de ovino é uma das mais admiradas na gastronomia nacional e muito consumida na Europa. Apresenta o mesmo valor calórico da carne bovina, mas tem uma vantagem: é mais digestível.

Tradição

Pomerode tem se consolidado com um calendário de festas voltadas para a gastronomia e a família. Além da Pomerlamm Fest, constam na agenda também Festa Pomerana, Osterfest, Festival Gastronômico, entre outros. Para esta edição, a expectativa dos organizadores é de atingir um público acima de 10 mil pessoas. Em sua vasta programação, pensada para atrair públicos de todas as idades, mais de 20 apresentações musicais, competições típicas, exposição de animais, feira com mais de 30 stands dos mais variados segmentos, chope artesanal, além de muita gastronomia típica alemã e à base de cordeiro estão sendo preparados para os quatro dias de festa.

Segundo um dos integrantes da comissão organizadora, Edson Baehr, um dos objetivos da festa é também de transformar a feira de animais em referência de qualidade na região. Na exposição, gado, ovelha, equino e pequenos animais. Na edição deste ano, serão quatro dias de evento e a expectativa é manter os números de expositores de animais, vindos também de cidades vizinhas. São em média 80 ovelhas, 50 cabeças de gado, sete cavalos e ainda animais de pequeno porte. Em 2016 o destaque ficou por conta da premiação do gado Limousin e Nelore.

A Associação Criadores do Testo

Associação Criadores do Testo foi fundada em 2009, com o intuito de divulgar a qualidade da carne de ovelha e aumentar o conhecimento sobre a criação, o manejo e o preparo da carne do animal, que hoje é considerado uma das mais nobres criadas no Brasil. Em Pomerode, são mais 60 pequenos e médios criadores com um plantel que ultrapassa 1000 animais, comprovando a força e a importância para o desenvolvimento do setor.

O que: Pomerlamm Fest

Quando: Até 20 de agosto