Brasil, 25 de Novembro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Peça encenada em canteiro de obras mostrou de conflito entre pai e filho

  • Escrito por  RAquel Pinho
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Eventos
  • Imprimir
  • Compartilhar::

O espetáculo “Meu pai é 80”, interpretado por atores do Sesi, leva a operários da construção civil mensagem sobre alegrias e dificuldades da paternidade de uma forma bem humorada



O Dia dos Pais é só no próximo domingo (13/08), mas num canteiro de obras em Goiânia a data já está sendo celebrada. Os 130 operários do Residencial Persona Bueno By Brasal, na Rua T-27, Setor Bueno, receberam na obra o espetáculo “Meu pai é 80”, encenado por atores do grupo de teatro do Serviço Social da Indústria (Sesi). A história retrata, de uma forma bem humorada, os conflitos vividos entre pai e filho.

Segundo Ítalo Moreira, um dos atores da peça, a encenação conta a história do pai, que depois de um tombo perde a memória e passa a achar que é de novo um adolescente dos anos 1980. “E em meio a muitas confusões do dia a dia, pai e filho acabam trocando de posições e cada um começa a enxergar as diferenças um do outro e que são importantes para um bom convívio familiar”, conta o ator. Segundo Ítalo, nesse cenário o filho aprende a lidar com a situação, e entende melhor os anseios do pai quanto a sua rebeldia.

Para a técnica de segurança do trabalho Kácia Gonçalves, esse momento de descontração por meio do teatro é uma oportunidade de se discutir e refletir sobre a paternidade, um tema muito comum no canteiro de obras, uma vez que 90% dos operários são homens. “Temos muitos pais aqui na obra e as alegrias e dificuldades em exercer a paternidade é um tema que faz parte da conversa deles”, ressalta.

A a intenção é fazer os operários refletirem sobre o tema, mesmo aqueles que ainda não são pais. Mas três colaboradores, em especial, devem ficar mais atentos à peça que será encenada na obra do Residencial Persona Bueno By Brasal. O operador de betoneira Francisco Costa Nascimento, 45 anos, tem cinco filhos (três homens e duas mulheres) e trabalha com dois deles em uma obra da Brasal Incorporações.

Orgulho e exemplo

O operador de betoneira Francisco Costa Nascimento diz que se orgulha de ter servido como espelho para seus filhos desde a infância. Ele conta que a escolha e a identificação dos dois filhos com sua profissão ocorreu de forma muito natural. “Tudo valeu a pena, e só nos uniu com ou sem dificuldades. Viemos do Maranhão, onde as coisas, principalmente emprego, não são fáceis. Aqui todos eles tiveram melhores oportunidades e, graças a Deus, se tornaram homens de bem”, conta o pai orgulhoso.

Edivaldo Silva Nascimento, de 20 anos, é o filho mais novo de Francisco e trabalha como ajudante de operador de betoneira, na mesma obra. Ele conta que se lembra desde pequeno que o pai sempre os incentivou os filhos a trabalharem para alcançar suas conquistas. “Ajudar ele e minha família sempre foi uma meta, não está nos meus planos fazer uma faculdade, mas talvez me especializar naquilo que meu pai me ensinou com cursos”, conta Edivaldo.

Um outro filho de Francisco, Elivelton Silva Nascimento, 22 anos, exerce uma função diferente, a de operador de equipamento de elevação, mas trabalha no mesmo canteiro de obras do irmão e do pai. “Sempre tivemos uma vida de muito trabalho, e isso por que temos o exemplo do meu pai, nunca vi ele parado. Como a profissão dele é muito boa para arrumar serviço e de salário eu e meu irmão seguimos com ele assim que chegamos em Goiânia. Fomos aprendendo acompanhando ele no trabalho”, diz.

 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::