Brasil, 13 de Dezembro de 2017

Fundação Osesp, ICArabe e Câmara Árabe trazem para São Paulo espetáculo árabe inédito no Brasil

Concerto Al-Mu’tamid integra a cerimônia de abertura da 12ª Mostra Mundo Árabe de Cinema de 2017 e as comemorações dos 65 anos da Câmara Árabe

No dia 12 de agosto, a Sala São Paulo receberá o espetáculo Al-Mu’tamid, poeta rei do Al-Andalus (1040/1095) - Uma Viagem por dez séculos de música e interculturalidade, que abre a 12ª Mostra Mundo Árabe de Cinema de 2017 (em cartaz em São Paulo de 9 a 16 de agosto). Uma correalização da Fundação Osesp, do Instituto de Cultura Árabe (ICArabe) e da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, o projeto, que chega pela primeira vez ao Brasil, apresenta a música e a poesia do século XI, seguindo a rota do rei-poeta Al Mut’amid no norte da África e Andaluzia.

Um conjunto de músicos e intérpretes cantam os poemas do Rei Al Mut’Amid nas línguas dos três países herdeiros do legado andalusino: Filipe Raposo, Janita Salomé e Quiné Teles de Portugal; Eduardo Paniagua e Cezar Carazo de Espanha; El Arabi Serghini e Jamal Ben Allal de Marrocos. O concerto é acompanhado pela projeção de imagens que documentam a viagem pelo território da sua vida, testemunhando e atualizando todo o imaginário de uma relação territorial e cultural secular.

Segundo o curador do concerto e da mostra de cinema, Geraldo Adriano Campos, "o espetáculo Al-Mu'tamid converge perfeitamente com o tema de curadoria da 12ª Mostra Mundo Árabe de Cinema de 2017, que é ‘territórios que me atravessam”. Ele avalia que, ao trazer pela primeira vez para o público brasileiro essa experiência de uma viagem pela Andaluzia do século XI, “o espetáculo nos remete ainda a um outro Brasil, às camadas históricas que fazem parte da formação da própria música brasileira em suas matrizes árabes e ibéricas”.

Participar da realização desse espetáculo tem um valor especial para a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira. Este ano, a entidade está comemorando 65 anos de atuação no Brasil e a realização deste concerto, que já foi apresentado em algumas das principais salas de espetáculo da Europa e do mundo árabe, engrandece o calendário de comemorações pela data. “Estamos, uma vez mais, cumprindo o papel de integrar as culturas árabe e brasileira, oferecendo uma mensagem de coexistência entre diferentes povos e culturas por intermédio da arte”, comenta a diretora de Cultura da Câmara Árabe, Silvia Antibas. Ela acrescenta ainda que o espetáculo mostra um dos caminhos da influência da música árabe na formação da música brasileira, através dos sons e tons ibéricos e mediterrâneos.

“Trata-se de um espetáculo que diz muito da nossa história, do Brasil e de São Paulo, de hoje e do passado”, diz o diretor executivo da Fundação Osesp, Marcelo Lopes. “A Sala São Paulo abre suas portas para um concerto inédito, com raízes árabes e ibéricas, potencializando o motivo condutor da Temporada Osesp 2017, Mundo Maior, procuramos apresentar e explorar manifestações artísticas que abraçam e expandem, que dialogam com as diversas culturas, que nos formam como povo e transformam a nossa cosmovisão” explica Lopes.

Num tempo em que se assiste a fortes clivagens culturais e religiosas, alimentadas por velhos e novos conflitos político-territoriais, é particularmente pertinente reavivar os valores de um legado cultural que deve a sua longevidade precisamente à diversidade de povos e culturas, religiões e cultos, tradições e costumes, tecidos ao longo de séculos de convivência, de cruzamentos e de reciprocas influências. Realizar esta possibilidade através deste grupo de músicos e da linguagem universal que a música constitui, vincula uma verdadeira mensagem de paz. “Enquanto muitos espalham o medo, buscamos afirmar a arte como possibilidade de coexistência", finaliza Geraldo Campos.

Sobre a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira

A Câmara de Comércio Árabe-Brasileira representa 22 países árabes, foi fundada em 1952 e tem como missão aproximar comercialmente o Brasil dos países árabes, incrementando intercâmbios culturais e turísticos entre árabes e brasileiros. A entidade oferece diversos serviços de apoio ao comércio bilateral, como certificação de documentos, informações sobre mercados, traduções, eventos e workshops. Disponibiliza, também, o Espaço do Conhecimento Comercial, um centro de referência para pesquisas das relações entre o Brasil e os países árabes.

Sobre o Instituto da Cultura Árabe

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural. Visa integrar, estudar e promover as várias formas de expressão da cultura árabe, antigas e contemporâneas, e encorajar o reconhecimento de sua presença na sociedade brasileira. Está aberto à participação de todos os que acreditam ser premente assegurar o respeito às diferenças.

Sobre a Sala São Paulo

Antiga estação da Estrada de Ferro Sorocabana, após restauro, ainda mantém traços marcantes da economia cafeeira e preserva sua arquitetura original. Idealizada e projetada, em 1937, com detalhes únicos, tornou-se em 1999 uma das mais belas e modernas salas de concerto do mundo e sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, com 1.437 lugares. Além da própria Osesp, a Sala São Paulo recebe muitas das melhores orquestras do mundo.

A Sala São Paulo é um equipamento cultural do Governo do Estado de São Paulo, administrada pela Fundação Osesp, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura.

Serviço:

Dia 12 de agosto de 2017, às 22h

Local: Sala São Paulo

Ingressos: R$ 30,00 (inteira) | R$ 15,00 (meia) à venda na Bilheteria da Sala São Paulo ou pelos demais canais da Ingresso Rápido – (11) 4003-1212 ou www.ingressorapido.com.br

12ª Mostra Mundo Árabe de Cinema de 2017

De 9 a 16 de agosto de 2017