Brasil,

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raul Fagundes
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

*Por Mariá Menezes

Uma boa gestão do estoque é crucial para os resultados de uma empresa. Afinal, um controle inadequado da área pode levar as companhias, especialmente as de pequeno porte, a perder clientes e prazos de entregas, e consequentemente, irem à falência. Parece drástico, mas é a realidade.

Muitas vezes só pensamos em estoque na perspectiva física: um galpão ou fundo de loja, prateleiras, caixas, etc.. Nos esquecemos que ele é de extrema importância e responsável por armazenar matérias-primas para produção ou mercadorias para venda, e assim, garantir a continuidade dos negócios.

Por isso, se a sua organização está com falhas no gerenciamento e no controle do que entra e o que sai do estoque, ou o que é comprado e o que é vendido, você pode estar perdendo muito dinheiro sem perceber.

Pensando na operação de uma empresa, você compra, paga os fornecedores, vende e recebe dos clientes. Mas nesse processo podem ocorrer devoluções e trocas que também precisam ser controladas. Em uma operação básica como essa, uma gestão adequada é fundamental para garantir bons resultados do negócio. Mas como?

O primeiro ponto que precisa ser analisado é: qual a quantidade ideal para se comprar e quais itens comprar. Em tempos de crise, quando os recursos financeiros, tanto das empresas como dos consumidores, estão muito limitados, essas duas decisões são críticas.

Por exemplo, se você comprar uma quantidade acima da saída de mercadorias, vai ficar com o estoque parado, ou, em outras palavras, com seu investimento “estacionado” na prateleira, sendo que poderia direcionar esses recursos em outras necessidades corporativas, como marketing, expansão dos negócios, contratações, etc..

Além disso, se as vendas estiverem baixas e seu produto tiver uma validade curta, você pode ter perdas sérias. Por outro lado, se comprar abaixo da quantidade necessária, você vai perder boas oportunidades de venda, e consequentemente, perder dinheiro.

Um segundo aspecto muito relevante é o fluxo financeiro dos recursos alocados no estoque. Quando se compra com um prazo de pagamento muito curto, pode ser que você tenha que pagar os seus fornecedores antes mesmo de vender a mercadoria, precisando de caixa (capital de giro) para manter sua operação.

Mas, se você tiver uma boa gestão de estoque e conseguir negociar um prazo mais flexível com os fornecedores, vai conseguir vender a mercadoria e receber do cliente antes de ter que pagar o fornecedor, reduzindo assim a necessidade de caixa e liberando os recursos financeiros para serem utilizados com outras demandas.

Diante disso, essa visão de quando e quanto comprar, além dos prazos envolvidos para pagar e receber, é decisiva para que o seu negócio prospere ou entre em declínio.

E como ter todas as informações nas mãos para fazer uma boa gestão do estoque? A melhor alternativa é investir em metodologias e ferramentas que possibilitem, de forma prática, o controle das entradas e saídas de mercadorias, permitindo as análises dos prazos de pagamento e recebimento, as quantidades mínimas e máximas de compras, os itens com maior e menor saída, etc. Afinal, é sempre bom lembrar: estoque é dinheiro.

*Mariá Menezes é gerente administrativa da Jiva Franchising.

Sobre a Jiva - http://jiva.com.br

Desde 2006 a Jiva atua no mercado de ERP, oferecendo soluções de gestão que atendem às necessidades específicas dos pequenos negócios.

Somos a melhor decisão da pequena empresa porque nossa expertise e experiência nos possibilitam entender as necessidades de cada negócio para prover uma solução de gestão integrada e eficiente, que proporcione otimização dos processos e promova a evolução gradativa da gestão, garantindo assim que nossos clientes tomem as melhores decisões no dia a dia tornando suas empresas mais lucrativas e competitivas.

Nosso jeito de promover a evolução da gestão das empresas passa pela análise e devolutiva dos pontos fracos e fortes de cada negócio; o compartilhamento das melhores práticas em processos; a automatização das regras do negócio por meio da implantação do ERP Jiva; o acompanhamento dos indicadores-chave; a capacitação da equipe; o acompanhamento da evolução gradativa e o atendimento especializado de cada empresa cliente.

Para fazer tudo isso com excelência, evoluímos constantemente, estando sempre à frente no quesito inovação: lançamos quatro novas versões do Jiva-W por ano, além de aplicativos que facilitam a gestão pelo celular e ambientes colaborativos que permitem interação com toda a Jiva e outros clientes com poucos cliques.

E essa evolução não para. Prova disso é que desde 2014 estamos entre “As Pequenas e Médias Empresas que mais Crescem no Brasil”, de acordo com a pesquisa realizada pela Deloitte e Revista Exame.

Estamos presentes em todo o Brasil, com mais de 300 colaboradores diretos, mais de 2.500 clientes usufruindo de uma gestão mais segura e mais de 10.500 usuários do Sistema ERP Jiva.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar