A importância de um Curso Superior

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Adcom

Competitividade cada vez mais acirrada no mercado de trabalho tornou os cursos superiores fundamentais para o crescimento profissional

Foi-se o tempo em que a boa vontade e experiência prática eram diferenciais e garantia de uma boa colocação profissional. Por conta da acirrada disputa no mercado de trabalho nos dias atuais, as exigências são muito maiores e um diploma em curso superior passou a ser fundamental. Por conta disso, a diversidade de cursos é cada vez maior, as universidades estão em franca expansão e a expectativa é de que a procura também cresça proporcionalmente.

Diferentemente do que acontecia há alguns anos, hoje, muitos alunos do ensino médio já analisam o mercado e avaliam as alternativas mais indicadas para a área em que pretendem atuar. São muitos os benefícios que um curso superior oferece; além de aprofundar seus conhecimentos, diferenciar-se dos demais concorrentes no mercado de trabalho, crescer no plano de carreira e ter ganhos mais expressivos, é uma excelente oportunidade para networking, aumenta a estabilidade no emprego, as chances de promoção e, consequentemente, proporciona melhorias no rendimento e crescimento profissional de uma maneira geral.

Por conta de todos os argumentos apresentados acima, a conscientização sobre a necessidade de realizar um curso superior tem sido bastante elevada. Àqueles que têm pressa, seja por já estarem no mercado de trabalho, ou por possuírem uma idade um pouco mais avançada, os Cursos Superiores de Tecnologia são uma excelente alternativa. Além de um variado leque de opções, possuem a vantagem de conclusão em até seis semestres. Gestão de Recursos Humanos, Gestão da Qualidade, Gestão Financeira, Processos Gerenciais, Logística, Marketing, Desenvolvimento de Sistemas, Estética e Cosmética, Gestão Hospitalar e Radiologia estão entre algumas das opções.

O curso de Logística é um dos mais procurados. Essa cadeira visa capacitar profissionais a exercerem funções de supervisão e gerenciamento em diversos setores, tais como Distribuição, Armazenagem, Embalagem, Transporte e, principalmente, na gestão da cadeia de suprimentos, entre outros. O curso capacita o aluno a relacionar conceitos específicos da área com os demais setores das empresas e da economia, levando em conta não apenas as particularidades regionais, mas também, os aspectos ligados às atividades inter-regionais e internacionais.

Outra opção concorrida é o curso de Marketing, que oferece aos alunos capacitação de análise, monitoramento e planejamento das atividades pertinentes à área. O profissional formado por este curso é capaz de elaborar plano de marketing, diagnosticar necessidades empresariais e atender com versatilidade políticas de comercialização, envolvendo planejamento, controle e execução dos processos de marketing.

Já quem opta pelo Curso de Gestão da Qualidade busca postos de trabalho em empresas do segundo e terceiro setor ou indústrias, podendo exercer funções tanto nos setores de Controle e Garantia da Qualidade, como nos processos de acreditação (Certificação), conduzindo e orientando a implantação, supervisão e manutenção dos processos de qualidade. O curso habilita os profissionais a acompanharem a evolução e a incorporação dos conceitos e ferramentas da qualidade e aplicá-los em suas atividades profissionais, bem como os qualifica para a participação do desenvolvimento e implantação de programas da qualidade que, sustentados pelo conjunto das Normas NBR ISO 9000, possam contribuir para a obtenção da certificação das empresas.

O Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é voltado a quem procura por uma graduação com enfoque no desenvolvimento de softwares e aplicativos. O aluno formado poderá atuar especialmente em desenvolvimento e manutenção de sistemas na categoria de analista-programador, podendo desenvolver projetos, programação, instalação-configuração e manutenção de softwares em empresas de qualquer porte. O curso dá formação para atender muito bem às necessidades do mercado de software, especialmente em empresas de médio e grande porte.

Enfim, são diversas as opções, para todos os gostos e estilos. O mais importante é o profissional se conscientizar de que, hoje, acomodação é uma palavra proibida no mercado de trabalho. Estudar permanentemente e estar disposto a investir parte do seu tempo na aquisição de novos conhecimentos é fundamental, não só para manter sua colocação dentro de uma empresa, mas principalmente para alçar voos mais altos.

Prof. MSc Ivan de Campos Mendes é Coordenador dos Cursos de Tecnologia em Gestão da UMC Universidade, Campus Villa-Lobos/Lapa.