Brasil,

Edição 2020 da Conferência ANPEI se firma como o principal fórum de discussões sobre inovação do país

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Elaine Tessarolo
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Evento, que este ano foi realizado 100% online, reuniu importantes nomes nacionais e internacionais do ecossistema de inovação

A Conferência ANPEI de Inovação 2020, que neste ano ocorreu de 16 a 19 de novembro, de forma totalmente online em virtude da pandemia de COVID-19, trouxe como tema Inova_Impacta_Transforma exatamente para discutir a importância da inovação na geração de impacto e transformação. A 19ª edição do evento reuniu mais no mesmo ambiente virtual representantes de empresas, agências do governo, instituições de ciência, tecnologia e inovação e empreendedores.

O maior evento de inovação multissetorial do país foi palco de 34 palestras e painéis, com 27 horas de conteúdo e mais de 100 painelistas, proporcionando grandes debates. Ao longo de quatro dias foram mais de cinco mil acessos, o que garantiu a troca de conhecimentos entre convidados nacionais, internacionais e os atores do ecossistema.

A abertura oficial contou com a presença de Rafael Navarro, presidente da ANPEI; Marcos Pontes, ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações; Carlos da Costa, secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade - SEPEC - Ministério da Economia; Gen. Waldemar Barroso, presidente da Finep; e Ricardo Lima, vice-presidente da CBMM. Na ocasião, Navarro falou sobre a importância do tema do evento deste ano: "Nesse cenário de transformação, estamos trazendo à discussão a importância dos ecossistemas de inovação e competitividade tecnológica como fatores-chave para promover impacto positivo tão necessário na sociedade. Nosso objetivo aqui é debater, compartilhar ideias e apresentar discussões que possam servir de base para as respostas que buscamos, tudo para que a tecnologia, a inovação e a ciência possam ter um papel ativo e positivo no impacto social do país", afirmou.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, também destacou a importância do tema inovação em tempos de pandemia. "As soluções que surgem em épocas de dificuldades, principalmente durante uma pandemia, são temas muito importantes para serem discutidos, assim como a recuperação das empresas e do país". Pontes falou ainda do trabalho do Ministério da Ciência em conjunto com a Finep e o CNPQ em ações de ciência aplicada na pesquisa ao combate ao vírus da Covid-19. "A ciência é a única arma que temos que pode vencer o vírus", completa.

Confira os principais destaques do evento:

O papel da ciência e a inovação no mundo

Jayshree Seth, Corporate Scientist & Chief Science Advocate da multinacional 3M e keynote speaker de abertura da conferência, trouxe para o evento algumas lições de inovação durante sua atuação dentro da companhia, além de dicas de como usar a inovação a favor da transformação e do impacto positivo.

Outro ponto forte da participação de Jayshree foi a apresentação da pesquisa "State of Science" produzida anualmente pela 3M, em que a cientista apresentou como o mundo enxerga a ciência. "O que achamos foi impressionante, 4 entre 10 pessoas ao redor do mundo disseram que se a ciência não existisse, isso em nada afetaria suas vidas. Chocante, não é?", espantou-se a executiva.

Jayshree ainda explicou o que significam as mudanças no mundo VUCA (sigla em inglês que significa: Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade). O termo é emprestado do exército e usado para descrever o mundo dos negócios.

No painel “Da ideia ao mercado: a Finep e os instrumentos para fomento à inovação", apresentado por Alberto Dantas, Diretor de Inovação da Finep - maior agência federal de fomento à inovação -, juntamente com os superintendentes de inovação Mauricio Syrio, Newton Hamatsu e Rodrigo Secioso, foram mencionadas as diferentes linhas de financiamento da instituição para impulsionar projetos estratégicos científico-tecnológicos e como ela apoia toda a cadeia de inovação, que vai desde a academia, os institutos de ciência e tecnologia, às startups e ao mercado.

Inovação sob a ótica internacional

Um dos painéis realizados no segundo dia do evento reuniu Lori Pressman, Business Development, Licensing and IP Strategy; Suma Athreye, docente de Technology Strategy na Essex Business School; e Sacha Wunsch-Vincent, da Organização Internacional de Propriedade Intelectual (OMPI). Moderado por Carlos Américo Pacheco, diretor-presidente do Conselho Técnico Administrativo da Fapesp. O debate abordou questões referentes à avaliação e indicadores de inovação sob a ótica internacional. Além disso, os convidados discutiram questões como transferência de tecnologia e políticas públicas.

Sacha Wunsch-Vincent e Suma Athreye compartilharam as conclusões propostas no livro que lançarão juntos: "Harnessing Public Research for Innovation in the 21st Century: An International Assessment of Knowledge Transfer Policies". Os palestrantes destacaram o papel fundamental que universidades e institutos de pesquisa públicos desempenham ao permitir a aplicação de descobertas científicas e inovação no mercado.

Potencial brasileiro em Ciência e Tecnologia

No painel "Ciência e Tecnologia, o potencial brasileiro", João Fernando de Oliveira, membro do Conselho de Administração da CBMM e do Conselho Superior da ANPEI, conversou com Cesar Victora, Infectologista Coordenador do Centro Internacional de Equidade em Saúde, e Fernando Galembeck, Doutor em Química & Professor IQ Unicamp, ambos vencedores da segunda edição do Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia. Os pesquisadores contaram um pouco da experiência de anos de cada um na área científica e da importância de ter premiações que incentivem e valorizem o pesquisador brasileiro, como o Prêmio CBMM, que ambos conquistaram.

Victora, vencedor na categoria Ciência, é um dos epidemiologistas mais renomados do Brasil. Já atuou como pesquisador e consultor em mais de 40 países, assessorando a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a UNICEF. "A CBMM é uma empresa de ponta e investe muito em pesquisa e desenvolvimento e ela sabe muito bem que os países que mais investem em pesquisa e inovação são os que mais progridem, vejam os casos da China, Coréia do Sul e Japão. A CBMM tem essa consciência, de que investir em tecnologia e inovação não é um gasto", explicou.

Para o pesquisador Galembeck, prêmios como esse são estímulos enormes para o incentivo à pesquisa. "O reconhecimento dá aos pesquisadores uma soma significativa e que ajuda a aumentar a liberdade do pesquisador para que ele se aventure criativamente. No meu caso, a premiação tem ajudado a mim e as pessoas que trabalham comigo, principalmente nesta época de pandemia", afirmou. O pesquisador foi reconhecido na categoria Tecnologia, é doutor em química pela USP e pós-doutorado pelas Universidades do Colorado e da Califórnia (EUA), e publicou 280 trabalhos e depositou 36 patentes, sendo várias delas estendidas para mais de 20 países. Oito produtos baseados nessas patentes foram introduzidos no mercado.

Iniciativas paulistas em inovação

No último dia da Conferência, a Secretária de Desenvolvimento Econômico e keynote speaker de encerramento, Patricia Ellen, falou sobre a estratégia de inovação do Estado de São Paulo. Entre as iniciativas mostradas, Patrícia destacou o IdeiaGov, programa de inovação do governo e de incentivo às govtechs, o IPT Open, ecossistema de open innovation focado em hardtech localizado dentro do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, que procura aproximar pesquisadoras de universidades, institutos de ciência e tecnologia, grandes empresas e startups. Outro destaque foi o Centro Internacional de Tecnologia e Inovação, CITI, o Vale do Silício brasileiro. Localizado no Arco Pinheiros, busca criar na cidade de São Paulo um distrito de inovação de nível internacional.

"Meu agradecimento à ANPEI e a todos que participaram do evento, e queria lembrar que o convite para 2021 é também uma responsabilidade de todos nós. Todo o trabalho que fizemos até hoje em inovação foi muito importante, mas o que vamos fazer nos próximos 12 meses até a próxima Conferência é fundamental para que tenhamos uma recuperação acelerada, uma retomada econômica sustentável para todos no Estado de São Paulo, no Brasil e no mundo", completa.

Cases Vencedores

Foi no último dia da Conferência ANPEI que foram conhecidos os vencedores dos cases em inovação. Este ano, 73 cases foram inscritos por empresas e instituições científicas e 29 foram aprovados para serem apresentados durante os quatro dias da Conferência.

Cinco vencedores foram eleitos pelo Comitê Técnico da ANPEI e outros três pela audiência da Conferência, que poderia votar nos seus preferidos online. Como prêmio, os cases receberão mentoria dos diretores especialistas da ANPEI e os dois primeiros colocados irão apresentar seus cases no Congresso Internacional da ALTEC - Associação Latino-iberoamericana de Gestão Tecnológica (ALTEC).

Eleitos pela comissão técnica:

1º lugar - CNH Industrial: ConectarAGRO: conectando o campo, máquinas e pessoas

2º lugar - Rhodia Brasil S.A: Lançamento do fio têxtil Amni® Virus-Bac OFF

3º lugar - GreenPlat: PlataformaVerde

4º lugar - Whirlpool: Governança Ágil -Transformando times através de métricas, cultura e mindset Ágil

5º lugar - ENGIE Brasil: Inovação no Reassentamento de Comunidades: o Caso da Usina Hidrelétrica São Salvador

Eleitos pelo voto popular:

1º lugar - Banco do Nordeste do Brasil S/A: Financiamento para Startups

2º lugar - Natura Cosméticos: Cheiro Digital - Uma expansão de experiência na escolha de perfumaria

3º lugar - Embrapa: Pontes para Inovação: Um novo modelo de cooperação e criação de valor para o ecossistema de inovação

Sobre a Conferência ANPEI

Há 19 anos, a Conferência ANPEI, maior evento de inovação multissetorial do país, é ancorada em geração de negócios em um ecossistema de inovação e colaboração. O evento já se consolidou como um fórum privilegiado para o encontro de representantes de empresas, agências do governo e instituições de ciência, tecnologia e inovação para discussão e encaminhamentos de políticas e práticas voltadas à inovação nas empresas e no país.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar