Brasil, 25 de Abril de 2018

Publicidade 1 Aqui no SEGS

+ F O N T E -

Inteligência artificial recria novos versos de Drummond e Neruda

Programa criado no Laboratório de Inteligência Computacional Aplicada (ICA), do CTC/PUC-Rio é treinado com poemas dos autores, aprende as relações entre as palavras e, de maneira inteligente, mistura as estrofes para formar novos poemas com ajuda da tecnologia

O Prof. Marco Aurélio Pacheco, coordenador do Laboratório de Inteligência Computacional (ICA) do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), junto com dois alunos de doutorado em Engenharia Elétrica, Cristian Muñoz e Smith Arauco, acabam de criar um programa que simula a escrita dos autores Carlos Drummond de Andrade e o chileno Pablo Neruda com inteligência artificial. Utilizando uma rede neural de aprendizado profundo, o programa aprende as relações entre as palavras e faz interações entre elas para transformá-las em versos e frases com sentido. O projeto aprende o estilo dos escritores e os reproduz fielmente.

Os alunos escolheram 200 poemas de Drummond e o livro “100 sonetos de amor” de Neruda para realizar o projeto. Baseado em probabilidade, o sistema enxerga padrões nas frases e tenta segui-los de acordo com os poemas com os quais foram treinados. Para usar o programa, o primeiro passo é digitar uma palavra ou expressão. Em seguida, o modelo irá criar um texto interagindo os termos presentes nas obras de um dos autores que está na memória. Cada sentença tem a cor do escrito da qual foi retirada. Quanto mais colorido, mais misturado o poema está. “Ele não copia os textos, se direciona pela probabilidade e simula o estilo do autor. Isso é uma rede neural de terceira geração, chamada Rede Recorrente de Aprendizagem Profunda, que capta informações que não são óbvias. Tem altíssima capacidade de aprendizado e precisa de alto poder computacional para fazer isso”, explica Pacheco.

Segundo o professor, o projeto revela uma iniciativa do ensino superior brasileiro. “Todos os trabalhos desse tipo são estrangeiros. Estamos aqui querendo mostrar que também temos essa competência de criação e que podemos usá-la com aplicações de interesse nacional. Escolhemos Drummond pois ele faria 115 anos em 2017 e o Neruda foi escolhido pelos alunos de idioma espanhol que criaram o programa”, conclui o professor.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::