Brasil, 21 de Janeiro de 2018

Publicidade 1 Aqui no SEGS

+ F O N T E -

Do paletó para o avental: aulas de culinária invadem o ambiente corporativo

Não somente de apresentações tradicionais vivem as empresas. Para desenvolver as habilidades dos profissionais e destacar os pontos fortes e fracos, os treinamentos corporativos já não estão mais restritos aos ambientes convencionais. Organizar um jantar para convidados, por exemplo, acaba sendo uma alternativa curiosa e efetiva para proporcionar aos funcionários momentos de descontração e de aprendizado. Mas o que a escolha dos pratos, seleção de ingredientes e verificação da temperatura do forno tem a ver com uma empresa?

"Tudo", diz Márcio Silva, fundador e diretor operacional da Espaço Gourmet Escola de Gastronomia, que prepara aulas personalizadas de acordo com a necessidade da empresa. “Trabalhar com um cardápio que envolve entrada, prato principal e sobremesa pode ser uma grande metáfora sobre como aqueles profissionais agem em grupo, assumem lideranças e gerenciam crise e tempo", explica.

As aulas corporativas são mais uma vertente de um movimento conhecido como teambuilding, que consiste em reunir colaboradores de uma organização e promover um clima acolhedor. A experiência pode ser aplicada nos níveis gerenciais e operacionais, tendo variações de acordo com as necessidades específicas das equipes a serem trabalhadas. "As empresas interessadas no treinamento definem quais aspectos querem que seus profissionais desenvolvam. Eles nos passam e nós montamos toda a aula e oferecemos os ingredientes enquanto as atividades são desenvolvidas”, detalha Rudi Birgman, gerente comercial da Espaço Gourmet.

Estudo de comportamento

O coaching e gestor de pessoas Gerson Kowalski tem levado para a Espaço Gourmet diversos grupos de empresas diferentes para vivenciar uma noite em uma cozinha profissional. "No começo os profissionais se assustam e ficam desconfiados. Aos poucos, quando vão se soltando, começam a trabalhar na cozinha de forma natural e é aí que nós conseguimos avaliar como eles se comunicam e como se planejam. Acaba sendo um grande estudo de comportamento”, diz.

Outro aspecto destacado por ele é o relacionamento com os colegas fora do trabalho. “A descontração possibilita que a mensagem da empresa seja passada com mais facilidade. A atividade lúdica rompe barreiras que possam surgir no espaço empresarial e torna a absorção simples”, completa.

Toda a dinâmica é gravada em vídeo e, depois, os participantes assistem e percebem quais são seus acertos e erros. De acordo, com Kowalski, é nessa hora que os profissionais mais se surpreendem. "É como um espelho te mostrando quais são suas falhas, seus acertos e em que ponto você precisa melhorar. Nós conseguimos ver quem não lida bem com a pressão, quem é mais sensível, quem é mais grosseiro e como algumas práticas ruins acabam contaminando todo o ambiente. As reações são sempre muito interessantes", diz.

O gerente do Grupo Servopa, Josemar Ferro, já realizou dois eventos em formato de aula prática com participação da diretoria e da equipe comercial. "Uma concessionária tem um ambiente de bastante pressão, então esse treinamento serviu para relaxar e descontrair. Mas o mais interessante é perceber as habilidades de cada um, a liderança, o trabalho em equipe e o improviso. Tudo isso tem a ver com o nosso dia a dia. A interação entre a equipe é bem positiva", explica.

Sobre a Espaço Gourmet Escola de Gastronomia

A Espaço Gourmet Escola de Gastronomia, fundada em 2004 em Curitiba-PR, foi pensada para vários públicos, desde para quem já cozinha, como para quem quer aprender desde o básico ou para quem aprecia comer bem. Oferece uma programação repleta de experiências gastronômicas para os mais variados públicos e interesses, incluindo as consagradas aulas show e aulas práticas. Oferece também os cursos Chef de Cuisine Modular, Master Chef e Master Chef Patisserie, além de eventos e treinamentos corporativos. Acesse a programação no site: http://www.espacogourmet.com.br/

Código de segurança
Atualizar