Brasil, 25 de Abril de 2018

Publicidade 1 Aqui no SEGS

+ F O N T E -

Pós e MBA: entenda a importância da especialização para a carreira

A inovação e a inteligência artificial transformaram o mercado de trabalho do alto a baixo. Está mais do que provado que só o diploma da graduação e pós não garantem uma boa colocação. É preciso ir além para estar ao nível das exigências de um cenário que não para de mudar.

Passada a primeira e segunda ondas - da graduação e da pós-graduação - agora as empresas começam a perceber que precisam de especialistas na sua cadeia de valores. “Mas, para sobreviver à competição é preciso ter executivos que conheçam a empresa, seus mercados, seus concorrentes, fornecedores e, principalmente, clientes”, conta o professor da IBE-FGV e coordenador do MBA em Gestão Comercial, João Baptista Vilhena.

Hoje, a educação formal oferecida pelas universidades e faculdades não acompanha as necessidades de um mercado cada vez mais disruptivo. “As organizações partiram para uma solução mais rápida. Evoluíram em cima do mesmo paradigma anterior e passam a exigir não mais o diploma de curso superior e pós, mas um pomposo título de MBA”, diz.

No entanto, apesar de abarrotado de talentos, o mercado ainda não dispõe de profissionais com os diferenciais que o RH procura.

Veja o que dizem os especialistas.

Para o professor de gestão de pessoas da IBE-FGV e coach de carreira, Vagner Sandoval, a alta competitividade exige diferenciação. “É preciso incrementar o currículo de forma a colocá-lo um passo à frente dos outros. Por este ponto de vista, os recrutadores separam primeiro os profissionais com as melhores formações e especializações”, avisa ele.

Com os conhecimentos específicos obtidos na pós e no MBA, além do embasamento macro da graduação, a visão estratégica desenvolvida também é um diferencial. “O RH sabe que a especialização aprimora e alavanca a performance do profissional, de forma que aqueles que estudaram mais conseguem ser mais estratégicos”, explica a também professora de gestão de pessoas da IBE-FGV e coach de carreira, Ligia Molina.

De acordo com ela, esse novo posicionamento ainda permite ganhos como ascensão da carreira e aumentos salariais.

Com a velocidade das mudanças no mercado, atualmente as organizações buscam profissionais preparados para antecipar problemas e propor soluções. “As salas de aula da especialização trazem conteúdo atualizado de forma que os alunos conhecem as tendências, novos produtos e estratégias, ampliando sua capacidade de acompanhar essas mudanças e inovar principalmente no atendimento às demandas do cliente”, avalia Ligia.

Por outro lado, com tantos talentos à solta, a atualização profissional é uma questão de sobrevivência. Os generalistas só são aproveitados se, apesar de dominarem um vasto terreno, também tiverem a formação específica obtida na pós e MBA.

“Quem possui a capacitação necessária torna-se indispensável por seu valor para os empregadores”, destaca o professor de liderança e inovação da IBE-FGV, Emerson Barboza, o Emerson BZ.

Além disso, conforme ele, as salas de aula são oportunidades para aumentar o networking. “Tanto para quem deseja fazer negócios, conseguir parcerias ou procurar emprego, ter uma rede de contatos de alto nível é essencial”.

Porém, Emerson BZ faz um alerta. “É um equívoco achar que as três letras MBA serão suficientes para dar um upgrade no currículo, aumentar o salário ou arrumar um emprego. Conhecimento é fundamental, mas conhecimento, em si, é nulo se não for aplicado, transformado em algo prático e concluído com experiência para o profissional”, conclui.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::