Brasil, 12 de Dezembro de 2017

Alunos de Itapevi ganham competição de Matemática da USP

Três alunos de Itapevi foram campeões da Liga Promat, competição de matemática promovida pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP (Universidade do Estado de São Paulo) na Cidade Universitária, em São Paulo. Pedro Henrique Nascimento, Ana Júlia Gonçalves da Costa e Estefane de Oliveira Melo trouxeram para casa medalhas de ouro na categoria mirim (entre oito e nove anos).

Já os alunos Carlos Daniel de Jesus Nogueira, Rafael Almeida da Silva e Ana Caroline Santos ficaram em 3º lugar na competição e faturaram medalhas de bronze na categoria infanto-juvenil (entre 10 e 11 anos de idade).

Os estudantes de Itapevi representaram 26,4% do total de classificados para a última etapa, disputada por 140 alunos de 15 escolas paulistas. Ao todo, o município teve 128 alunos de 11 escolas municipais na disputa. Destes, 21 são estudantes do Cemeb João Guimarães Rosa e 16 são alunos do Cemeb Manuel Bandeira.

O prefeito Igor Soares fez questão de visitar os alunos na escola. “Estamos muito orgulhosos do empenho de cada um de vocês, que juntamente com os professores representaram muito bem o município nesta competição”, disse o prefeito. “Para nós, a educação é prioridade em Itapevi”, completou.

“Na prática, foram aplicados os quatro eixos da matemática: números e operações, geometria, grandeza e medidas e tratamento da informação”, disse Gabriela Polon, orientadora de Matemática da Secretaria de Educação e Cultura de Itapevi.

“Foi emocionante. Nunca tinha participado de uma competição de matemática antes e estava muito nervosa. Quando ganhamos o ouro fiquei muito feliz”, disse Estefane de Oliveira Melo. “Meu pai está muito orgulhoso de mim, ele não gosta muito de matemática, mas quando ficou sabendo que ganhamos o ouro ficou todo feliz”, completou o pequeno Pedro Henrique.

A Liga Promat 2017 aconteceu entre os meses de agosto e dezembro e teve a participação de 700 alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental de 69 escolas públicas de São Paulo. O objetivo da competição é estimular a resolução de problemas matemáticos num ambiente rico, que fomente o gosto pelo aprendizado.

Código de segurança
Atualizar