Brasil, 13 de Dezembro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

MEC reconhece alto nível de qualidade da Unicesumar

Órgão federal divulga indicadores preliminares baseados nos resultados do Enade e confirma Conceito Institucional (CI) máximo para a instituição

A Unicesumar comprovou mais uma vez sua qualidade na educação oferecida. Os indicadores dos resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) referentes a 2016 foram divulgados na última semana e comprovam a excelência da instituição.

Resultados preliminares

Pelo sétimo ano consecutivo, a Unicesumar obteve nota 4 no IGC (Índice Geral de Cursos), em uma escala de 1 a 5, o que a posiciona entre os 4% referentes às melhores instituições de ensino superior do Brasil. O indicador considera a média dos dados do Conceito Preliminar de Curso (CPC), que tem como base o desempenho dos estudantes no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) e as médias dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu, a partir de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “É uma ferramenta poderosa que o aluno tem a seu dispor para avaliar em qual universidade irá fazer o curso escolhido”, avalia o gestor do polo de Caxias do Sul, Andrey Schmitt.

São consideradas instituições de ensino superior de excelência as que obtêm IGC 4 ou 5. Em 2016, apenas 1,5% das IES avaliadas obtiveram índice 5 e somente 17,4% das instituições alcançaram índice 4, incluindo a Unicesumar. “Este é o sétimo ano que a Unicesumar se mantem com esse índice de excelência. Em Caxias do Sul estamos em primeiro lugar com o ensino a distância”, enfatiza Schmitt.

Na educação a distância, destaques para o curso de Agronegócio, que ficou em 2º lugar entre os melhores do Brasil. Já o curso de Gestão Ambiental é o 4º melhor do país.

Conceito definitivo

O MEC também confirmou o Conceito Institucional (CI) da Unicesumar. Numa escala de 1 a 5, conquistou a nota máxima. O CI é considerado o conceito mais objetivo e definitivo dado a uma instituição. Ele refere-se à performance vigente da mesma até o momento. O CI consiste em uma avaliação in loco feita por especialistas do MEC, onde avaliam os principais aspectos de funcionamento, infraestrutura, corpo docente e administrativo, além da qualidade da educação oferecida. Com ele, a instituição tem sua autorização de funcionamento renovada e fortalece seu projeto de expansão, que consiste na meta de 300 polos de educação a distância abertos até o fim deste ano e pelo menos 250 novos polos em 2018.

O processo avaliativo do MEC é feito por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que avalia o resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), Conceito Preliminar de Cursos (CPC), Índice de Desenvolvimento Discente (IDD) e o Índice Geral de Cursos (IGC). Todos estes dados se tornam subsídios para a nota definitiva dada por meio do Conceito Institucional (CI).

O corpo docente da Unicesumar é composto por 80% de professores mestres e/ou doutores, além de uma infraestrutura moderna que atende a mais de 100 mil alunos no Ensino Presencial e EAD. Com tudo isso, a Unicesumar se tornou um dos dez maiores grupos educacionais do Brasil.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::