Brasil, 13 de Dezembro de 2017

Primeira infância: por que é tão importante olharmos para a educação de nossas crianças?

A primeira infância – usualmente compreendida entre 0 e 6 anos - é um período que requer muita atenção e cuidado. É nessa fase que a criança estrutura o senso de confiança em si própria e em suas ações no mundo a partir de vínculos afetivos com seus cuidadores e pares. Algo que, muitas vezes, acaba negligenciado por escolas, famílias e comunidade. A falta de uma figura de apego ou de um ambiente estimulante nessa etapa podem impor graves dificuldades aos processos de desenvolvimento posteriores.

A criança é um ser integrado, que não dissocia brincadeiras de aprendizado, o que chamamos, em termos técnicos, de aspectos cognitivos e emocionais. Trata-se de um processo contínuo: a criança está sendo educada a todo o momento, não só nos tempos/espaços de práticas pedagógicas planejadas. Sendo assim, planos pedagógicos voltados à primeira infância devem partir das vivências sensoriais e emocionais da própria criança, de realidades que a façam sentir.

Para ilustrar a importância fundamental desse período na Educação Infantil, usa-se a expressão “Jardim da Infância”. É um termo que remete a uma metáfora da criança como semente que precisa ser cultivada para germinar e crescer, em meio a um espaço belo e seguro que reúna as condições necessárias para esse crescimento. Em suma, um jardim da infância é por onde podemos circular livremente e onde os interesses são estimulados de várias maneiras promovendo a curiosidade, criatividade e sociabilidade.

Depois da família, a Educação Infantil é outro essencial contexto de aprendizagem, em que não se é mais o centro de todos os cuidados e atenções. É no ambiente escolar que a criança aprende a conviver em grupo, a respeitar o outro, a aguardar a vez, a brincar junto respeitando algumas regras de convívio, a compartilhar, construindo, assim, habilidades de relacionamento.

Porém, e infelizmente, algumas agendas educativas, ainda que bem intencionadas, priorizam o letramento à contação de histórias, brincadeiras e outros recursos lúdicos. É importante não deixar como coadjuvante a função dessas “brincadeiras”, que não são apenas recreação, mas, um meio de a criança explorar o mundo, classificá-lo e representá-lo, para, posteriormente, compreendê-lo.

Para isso, deve-se estabelecer uma rotina que estimule por meio de práticas estruturadas, sem desrespeitar os interesses e as interações livres entre os pequenos. Isso envolve integrar os estágios de desenvolvimento infantil aos relógios biológicos (ritmo do corpo da criança) com suas noções diversas e nem sempre precisas de si e dos outros. A repetição dessas rotinas criam “rituais” que permitem à criança entender e internalizar comportamentos fundamentais como os de autocuidado e cuidado com o outro.

Embora muitos cientistas defendam que sejamos instintivamente sociais e cooperativos, como demonstrado por muitos estudos, como os de Tomasello, onde vemos bebês que ainda não desenvolveram a linguagem reagindo cooperativamente quando solicitados. Um belo jardim só pode manter seu vigor por meio de uma cuidadosa “adubação”, que envolve aprender, com ajuda dos adultos de referência, a reconhecer e expressar emoções como alegria, tão própria das crianças, mas também a tristeza, o medo e a raiva.

A Inteligência Relacional, por meio de uma metodologia de Educação Emocional e Social, a Liga Pela Paz, com jogos e estratégias lúdicas, estabelece rotinas que estimulam e respeitam a livre interação entre as crianças; em que falar e aprender sobre as emoções é um convite para brincar. Semanalmente e em aulas de 50 minutos a 1 hora, são desenvolvidas atividades que envolvem contos da literatura que exemplificam as emoções básicas. Em atividades que exploram as sensações das crianças frente a estímulos e trabalhos manuais, as emoções vão ganhando forma e sentido. Há também canções e danças que promovem a consciência emocional e corporal.

Com Educação Emocional e Social as crianças aprendem, desde cedo, a lidar com suas próprias emoções e as dos outros, tornando-se jovens e adultos mais aptos a semear a paz no presente e no futuro.

Código de segurança
Atualizar