Brasil, 12 de Dezembro de 2017

Ser Educacional lança software de inteligência artificial

SOFIA servirá de apoio na aprendizagem e no desenvolvimento acadêmico de estudantes

O Ser Educacional, um dos maiores grupos de ensino superior do Brasil, anunciou a adoção de um software de inteligência artificial baseado em sistemas cognitivos, SOFIA, nome dado ao avatar, que funcionará como tutor assistente e ajudará professores e alunos a aumentar a eficiência e absorção das matérias lecionadas já em 2018. A princípio, apenas na disciplina de Empreendedorismo, que está presente em todos os cursos da grade curricular do grupo.

“Vivemos buscando inovações e pesquisamos sempre melhorias para nossos alunos e foi assim que encontramos SOFIA”, disse o vice-presidente de serviços do Ser Educacional, Joaldo Diniz, para depois completar: “Ela estará disponível 24 horas aos estudantes, mas é importante deixar claro que nunca irá substituir um professor. Para nós, um professor é o eixo central de qualquer instituição de ensino”.

SOFIA é uma plataforma de serviços cognitivos, que consiste no processo que a mente humana utiliza para adquirir conhecimento a partir de informações recebidas. “Ela acumula dados, responde perguntas de forma imediata e se adapta ao aprendizado, dando aos estudantes a possibilidade de solucionar suas dúvidas em tempo real”, afirmou o CEO do Grupo, Jânyo Diniz.

Jânyo comentou que a tecnologia de última geração será capaz de analisar o comportamento do aluno em sala de aula e sugerir planos de conteúdo: “Ela ajudará os estudantes a aprimorarem seus conhecimentos capturando informações expostas pelos seus autores e professores, diminuindo o déficit de aprendizagem. Com isso, teremos a força da digitalização para nos possibilitar comparar dados de diferentes estudantes e ajudá-los a reduzir qualquer tipo de déficit de conhecimento que venham a apresentar”, concluiu.

O projeto, que a princípio será usado nas aulas de EAD, se tornará uma plataforma virtual que contará com vídeos, biblioteca virtual, jogos e interatividade. “Assumimos o compromisso de transformar o Grupo em uma companhia de transmissão de conhecimento por meios digitais, e isso é apenas o começo”, declarou Joaldo.

Case de Sucesso

Neste projeto, o Ser Educacional tem como parceira a IBM, com o sistema de aprendizagem virtual Watson. No centenário da IBM, o Grupo foi protagonista de um case de sucesso como uma das principais referências globais da empresa para o setor de educação superior.

Código de segurança
Atualizar