Brasil, 12 de Dezembro de 2017

Acreditação CFMV: coordenadores de curso comemoram o reconhecimento

Os cursos de Medicina Veterinária acreditados com excelência pelo CFMV inauguram o rol de representantes da mais alta qualidade de ensino do país

O primeiro ciclo da Acreditação dos Cursos de Medicina Veterinária realizada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) trouxe reconhecimento aos cursos de três Instituições de Ensino Superior no mês de dezembro: a Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Botucatu; a Universidade Federal de Lavras (UFLA); e a Universidade de São Paulo (USP).

Para as três IES, todas acreditadas com excelência pelo CFMV, o reconhecimento representa um passaporte de sucesso para a credibilidade nacional e internacional no ensino da Medicina Veterinária. O certificado será entregue pelo presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda, em reunião na próxima semana.

“Estamos muito felizes com esse trabalho espetacular executado pelo CFMV e com a oportunidade que nos foi dada. É uma cadeia que se inicia e dará a chance para muitas escolas se beneficiarem”, acredita o diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP, José Antonio Visintin.

Visintin elogiou o processo de avaliação realizado pela Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária do CFMV (CNEMV/CFMV). Segundo ele, os apontamentos feitos durante a visita são positivos e muitos deles já foram incorporados pela USP. “A criação de uma comissão de pedagogia com o objetivo de preparar melhor os professores de Medicina Veterinária é um exemplo”, ressaltou.

A Unesp de Botucatu foi uma das IES participantes da fase experimental da Acreditação, quando o instrumento de avaliação construído pelo CFMV foi testado e aperfeiçoado.

“Ficamos muito felizes por termos sido acreditados, pois pudemos comprovar a seriedade do processo e o profissionalismo por parte dos avaliadores que aqui estiveram”, afirmou a coordenadora do curso de graduação da Medicina Veterinária, Cláudia Valéria Seullner.

Seullner lembra que a acreditação não é só da instituição, mas também dos profissionais. “Eles irão carregar o título em sua formação e isso os torna mais competitivos no mercado de trabalho, beneficiando também toda a população”, acredita.

A acreditação como forma de comprometimento com os recém-formados e com a sociedade também foi destacada pela coordenadora do curso de Medicina Veterinária da UFLA, Suely de Fátima Costa.

“Nos preocupamos muito com os profissionais chegando no mercado e até que ponto estão preparados para atuar. Essa é mais uma maneira de mostrar quais os cursos estão bons e quais ainda precisam melhorar. Quem está em uma zona de conforto vai querer passar por esse processo”, acredita.

A coordenadora considera as avaliações como essenciais para os cursos. “Muitas vezes nosso olhar está viciado, por isso é importante esse olhar externo. Acredito que os cursos já acreditados irão motivar e servir de desafios para outras”, diz.

Costa destaca ainda a responsabilidade de se estar no primeiro ciclo de instituições acreditadas. “Mostramos para a sociedade que estamos no caminho certo e que nosso curso tem qualidade. A acreditação do CFMV vem certificar essa confiança”, finaliza

Código de segurança
Atualizar