Brasil, 11 de Dezembro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Instituto Mauá de Tecnologia e Colégio Dante Alighieri preparam-se para o lançamento do Balão de Alta Altitude - High Altitude Balloon – HAB em 2018

Lançamento possibilitará que experimentos de Astrobiologia cheguem a uma altitude de aproximadamente 35 km

A cerimônia de encerramento da primeira fase do projeto Balão de Alta Altitude - High Altitude Balloon – HAB, parceria do Instituto Mauá de Tecnologia com o Colégio Dante Alighieri, aconteceu no último sábado, 02 de dezembro. Na ocasião, foram destacadas as principais ações desenvolvidas ao longo do ano e as expectativas para 2018.

Todo o projeto foi realizado por alunos das duas instituições e coordenado pelos professores da Mauá, Gilberto Murakami (coordenador do projeto), Joseph Youssif Saab Junior (responsável pela parte mecânica) e Sergio Ribeiro Augusto (responsável pela parte eletrônica). O Colégio Dante Alighieri contou com a participação dos alunos do 9.º ano do Ensino Fundamental, membros do programa Cientista Aprendiz, sob a supervisão da professora Sandra Tonidandel.

“Essa experiência permitiu aos alunos melhorar a compreensão e desenvolver as habilidades teóricas e práticas, em especial as relativas à pesquisa científica, como: desenho técnico; análise de dados e sua representação; trabalho em equipe; gestão de projetos; projeto e construção de circuitos eletrônicos; projeto e desenvolvimento de programas de computador (softwares); e rotinas de testes” comenta o Prof. Gilberto Murakami, coordenador do projeto HAB no Instituto Mauá de Tecnologia.

1.ª fase do HAB

Na primeira fase do projeto, foram aplicadas as novas metodologias ativas de aprendizagem aos alunos, tais como: Aprendizado Baseado em Projetos, Aprendizado Baseado em Problemas, Instrução aos Pares, Sala de Aula Invertida e Ensino Híbrido.

A iniciativa vem conseguindo alcançar destaque, permitindo que os alunos envolvidos melhorem sua compreensão e desenvolvam habilidades teóricas e práticas, em especial as relacionadas com a pesquisa científica, como: desenho técnico; análise de dados e sua representação; trabalho em equipe; gestão de projetos; projeto e construção de circuitos eletrônicos; projeto e desenvolvimento de programas de computador (softwares) e rotinas de testes.

Para o sucesso e realização desse projeto, além da parceria do Instituto Mauá de Tecnologia com o Colégio Dante Alighieri, essa ação também conta com o apoio de professores e pesquisadores de várias instituições do Brasil e da DuPont do Brasil - empresa focada em inovação. Ela está colaborando com a doação e todo o conhecimento técnico sobre os cabos feitos em Kevlar® que ligarão o Balão à cesta, onde ficará o experimento para maior resistência mecânica. “É um prazer enorme participar de iniciativas como essa com o Instituto Mauá de Tecnologia e o Colégio Dante Alighieri. A DuPont tem certeza de que essa participação trará avanços expressivos para a pesquisa, e ao mesmo tempo para a indústria, porque inovação se faz em conjunto” afirma Julio Tabegna, gerente de Tecnologia da DuPont para a América Latina.

Lançamento 2018

Previsto para 2018, o objetivo do primeiro lançamento será realizar experimentos científicos, como medir pressão e temperatura para determinação da altitude, coleta de bactérias, vírus e moléculas de DNA ou fragmentos delas existentes na atmosfera (ciência chamada Astrobiologia), entre outras ações.

Com o amadurecimento dos experimentos de Astrobiologia, a ideia é a de que a maioria dos projetos alcancem aproximadamente 35 km de altitude, algo inédito no Brasil.

Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia

O Instituto Mauá de Tecnologia – IMT promove o ensino científico-tecnológico, visando formar recursos humanos altamente qualificados. Há 56 anos, o IMT, com Campi em São Paulo e São Caetano do Sul, mantém duas unidades: Centro Universitário e Centro de Pesquisas. O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design e Engenharia. Na Pós-Graduação são oferecidos cursos de aperfeiçoamento, especialização e MBA nas áreas de Gestão, Design e Engenharia, além do programa de Mestrado em Processos Químicos e Bioquímicos. O Centro de Pesquisas, há 52 anos, desenvolve tecnologia para atender às necessidades da indústria.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::