Brasil, 11 de Dezembro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Samsung anuncia os vencedores nacionais da 4ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã

Programa já mobilizou mais de 100 mil alunos de todo o Brasil a pensar em propostas para uma sociedade mais sustentável

A Samsung acaba de anunciar os cinco vencedores nacionais da 4ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã, programa em que professores e alunos do ensino médio de escolas públicas são estimulados a utilizarem conceitos das Ciências da Natureza e da Matemática com o objetivo de encontrar soluções para problemas reais dos locais onde suas escolas estão instaladas. Os projetos ganhadores são das regiões norte, nordeste e sudeste do Brasil - sendo dois do Ceará, um de Rondônia, um do Pará e um do Espirito Santo.

A edição deste ano do prêmio, promovido em parceria com o Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), registrou 1.370 inscrições, envolvendo cerca de 42 mil alunos, sob a orientação de aproximadamente mil professores de escolas públicas de todo o País. A sustentabilidade foi pauta comum a todos, com foco principal na melhoria das respectivas comunidades. Das temáticas mais presentes, 24% dos projetos abordaram a área da saúde, 20% envolveram o cuidado com a água e 20% resíduos sólidos e reciclagem. Outros temas como mudanças climáticas, bioconstrução, segurança alimentar, tecnologia interativa e economia local também foram abordados pelos alunos.

"A experiência real, a 'mão na massa', torna o aprendizado vivo. Além de promover conexão com o lugar em que se vive, sem dúvida gera sentimentos de responsabilidade e de ação colaborativa", afirma Isabel Costa, gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil. "É muito importante para nós motivar estes jovens a serem agentes transformadores da sociedade na qual estamos inseridos, modificando suas realidades com soluções simples, mas tão relevantes para o futuro do nosso País", complementa.

Além dos cinco vencedores selecionados pela banca julgadora, que receberam dois notebooks Samsung - um para o professor e outro para o diretor - e tablets da marca para cada aluno da sala, foram concedidos uma menção honrosa e mais cinco prêmios para propostas escolhidas por um júri popular em votação pelo site do concurso. Além de prêmios físicos, o principal ganho pedagógico se dá no compartilhamento de experiências entre alunos e professores, transformando a comunidade em um ambiente educativo, como um laboratório vivo de investigação.

Legado do Programa Resposta para o Amanhã

Lançado em 2014, o prêmio já mobilizou mais de 106 mil alunos de todos os estados na federação, em mais de 4.700 projetos, de 3.300 escolas, orientados por 7.300 professores. O Respostas para o Amanhã promove, no âmbito escolar, o debate sobre a sustentabilidade e a aplicação prática dos conteúdos curriculares no dia a dia a partir da pesquisa científica, bem como a valorização do trabalho colaborativo em coautoria com toda a classe, motivando uma aproximação dos alunos com a comunidade e seus problemas.

Para Maria Amábile Mansutti, coordenadora técnica do Cenpec, o diferencial do concurso é a sua proposta pedagógica integradora, que além de engajar os alunos, pretende valorizar a prática dos educadores e gerar benefícios às comunidades em que as escolas estão inseridas. "É um programa que proporciona uma educação conectada com a realidade e mostra aos estudantes resultados concretos originados por seus projetos, baseados totalmente no aprendizado que obtiveram em sala de aula", afirma.

A Samsung conta ainda com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da Rede Latino-americana de Organizações Sociais para a Educação (Reduca), entre outros parceiros regionais e locais para visibilizar o Programa Respostas para o Amanhã.

Os cinco vencedores nacionais:

Projeto: Consustime - gestão do uso de água

Escola: EEEP Guilherme Teles Gouveia

Professor responsável: Marcos Deames Araujo Silva

Local: Granja, CE

Descrição: O projeto busca desenvolver ferramentas para gerenciar de forma mais eficiente a água nas residências por meio do desenvolvimento de um aplicativo que se conecta a um chuveiro inteligente e possibilita o controle da quantidade de água gasta no banho. Também foi criada uma página na internet para sensibilizar o público, especialmente os jovens, sobre diferentes formas de racionalizar o uso da água, contribuindo para diminuir o desperdício de água potável e, consequentemente, a conta de água.

"O prêmio transformou a minha vivência com o aluno, pois adotei novas metodologias para desenvolver o interesse do aprendizado. Para os estudantes, os projetos possibilitaram a construção autônoma do seu conhecimento e a percepção de que um trabalho bem desenvolvido gera bons resultados. Foi uma vivência e formação de competências. A condução de algo inovador é muito importante para a formação intelectual e psicossocial, além de contribuir na realidade social com novas formas de utilizar-se dos recursos naturais tão importantes para manutenção da vida." - Professor Marcos Deames Araujo Silva

Projeto: SOS CASA - pisos ecológicos

Escola: EEM Ronaldo Caminha Barbosa

Professor responsável: Joseline Maria Souza Nascimento

Descrição: O projeto desenvolveu pisos ecológicos a partir de resíduos de vidro, borracha, fibra de coco, madeira e amostras de solo local para aplicação em casas de taipa visando proporcionar uma melhor qualidade de vida para seus moradores.

"Participar do RESPOSTAS PARA O AMANHÃ representou a possibilidade de compartilhar com o Brasil todo o projeto. Além disso, estimulou os alunos e os motivou na medida em que puderam conhecer outros projetos desenvolvidos por estudantes transformadores de todo o país." - Professora Joseline Maria Souza Nascimento

Projeto: DESPÓLUIR

Escola: EEEFM - Almirante Barroso

Professor responsável: Ívina Langsdorff Santana

Descrição: Os alunos desenvolveram supressores de poeira à base de produtos sustentáveis que, aplicados sobre o minério durante seu transporte, reduzem a aspersão do pó preto, um material particulado altamente poluente proveniente da siderurgia do minério de ferro.

"Além da possibilidade de redução da poluição atmosférica, que causa problemas de saúde na população e gera impacto ambiental na baía de Vitória, o mais importante sobre nossa participação no prêmio foi mostrar aos alunos que podemos pesquisar a respeito de problemas da nossa comunidade e, mesmo que não sejamos especialistas, pensar em soluções e ações que possam de fato resolvê-los faz com que os alunos desenvolvam melhor sua alfabetização científica e adquiram uma maior responsabilidade socioambiental." - Professora Ívina Langsdorff Santana

Projeto: Plantas Medicinais do Povo Paiter: resgatando o conhecimento tradicional

Escola: EIEEFM Sertanista José do Carmo Santana

Professor responsável: Alexandre Surui

Descrição: O projeto compreendeu a pesquisa das plantas medicinais utilizadas pelo povo indígena Paiter Surui no tratamento de determinadas doenças.

"Revitalizar nossos etnoconhecimentos foi de extrema importância. Estamos mostrando que os povos indígenas também possuem ciência. O resultado da pesquisa será organizado em um futuro livro, onde pretendo descrever as plantas e seus usos, também vamos continuar o trabalho de plantio de algumas espécies de plantas. Participar do Respostas para o Amanhã estimula outros professores a realizarem seus projetos." - Professor Alexandre Surui

Projeto: Projeto Igarapé Verde: Um enfoque interdisciplinar para a Revitalização do Igarapé Paragominas

Escola: EETEPA - Escola Estadual de Educação Tecnológica do Para - Paragominas

Professor responsável: Giliam de Matos Araújo

Descrição: Criação de medidas de recuperação de áreas degradadas do Igarapé de Paragominas, empoderando a comunidade local através da visão interdisciplinar de diversas áreas do conhecimento (gestão dos recursos hídricos, geotecnologias, educação ambiental, ecologia urbana, sustentabilidade urbana) e apoiados por ações de plantio de mudas em escala piloto.

"Levar a cidadania a presentes e futuras gerações, no sentido de pertencimento a cidade de Paragominas, mostra que somos protagonistas da mudança que queremos. Quanto ao empoderamento da comunidade local, é bom sabermos que estamos no caminho certo. A participação sinérgica da prefeitura municipal de Paragominas, da universidade estadual e federal, da mídia local, das escolas públicas municipais, Embrapa e comunidade local, foi de suma importância para o sucesso do projeto. " - Professor Giliam de Matos Araújo

Sobre o Cenpec

O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em 1987, cujo objetivo é o desenvolvimento de projetos e pesquisas voltados à melhoria da qualidade da educação pública e ao aprimoramento da política social. Sua atuação tem como foco a escola pública, os espaços educativos de caráter público e as políticas e iniciativas destinadas ao enfrentamento das desigualdades. As ações desenvolvidas visam contribuir para o fortalecimento das políticas de educação integral, de enfrentamento das desigualdades sócio espaciais, valorização e formação dos profissionais de educação, a ampliação e a diversificação do letramento, o fortalecimento da gestão escolar e a construção de uma base nacional curricular comum.

Sobre a Samsung Electronics Co., Ltd.

A Samsung inspira o mundo e cria o futuro com ideias e tecnologias inovadoras. A companhia está redefinindo o mundo de TVs, smartphones, wearables, tablets, eletrodomésticos, sistemas de conexão e memória, sistema LSI, fundição de semicondutores e soluções LED. Para saber mais sobre as últimas notícias, por favor, visite a Sala de Imprensa da Samsung em http://news.samsung.com/br.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::