Brasil, 11 de Dezembro de 2017

Empreendedorismo solidário: alunos com educação financeira fazem o bem

Ter aulas de educação financeira na escola levou alunos a transformar óleo usado em sabão ecológico e reveter a verba das vendas para um asilo. Em todo o Brasil, mais de 97 mil crianças e jovens aprenderam este ano a planejar e realizar sonhos coletivos pelo Programa DSOP Educação Financeira nas Escolas.

Os alunos do Colégio São José, de Santos/SP, transformaram óleo usado em sabão ecológico. A iniciativa visou preservar o meio ambiente e também beneficiar o asilo São Vicente de Paula, para o qual reverteram verba de R$ 1.000.

“O resultado foi muito positivo”, conta a Educadora Financeira DSOP Teresa Tayra. “Os alunos foram solidários, pois ajudaram o asilo, desenvolveram seu lado empreendedor, já que produziram e venderam cada sabão ecológico, e também aprenderam a preservar o meio ambiente ao reciclar o óleo de cozinha. Esses aprendizados foram compartilhados com as famílias”, relata.

“Há quem pense que as crianças não têm discernimento para lidar com as questões financeiras”, conta o mentor da Metodologia DSOP e presidente da Abefin (Associação Brasileira de Educadores Financeiros), Reinaldo Domingos, “porém notamos que com 4, 5 ou 6 anos elas já reconhecem o dinheiro como um meio para realizar sonhos. Isso nos faz acreditar em uma nova geração de pessoas independentes financeiramente, mais realizadas e felizes”.

Famílias notam resultados

Por conta dos resultados positivos sentidos nos lares, cresce nos últimos anos o número de escolas em todo o país que adotam o Programa DSOP Educação Financeira nas Escolas. Pesquisa indica que 100% das crianças e jovens que recebem educação financeira na escola, participam das discussões relacionadas às finanças da família em casa.

Esse é um dos dados da 1ª Pesquisa de Educação Financeira nas Escolas, realizada em parceria entre o Instituto de Economia da UNICAMP, por seu Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia (NEIT), o Instituto Axxus e a Abefin.

Ela também aponta que a grande maioria (71%) dos alunos que têm aulas sobre o tema nas escolas ajudam os pais a fazerem compras conscientes. A pesquisa foi relaizada com 750 pais/responsáveis de cinco capitais brasileiras, Recife, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia e Vitória.

Código de segurança
Atualizar