Brasil, 14 de Dezembro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Projeto inovador estimula a transformação da cidade a partir da sala de aula

Professor Sustentável teve início em Santana de Parnaíba (SP) e formou neste mês nova turma com cerca de 50 educadores da rede pública do município

Desenvolver cidades mais sustentáveis requer de seus moradores o senso de pertencimento. É com essa vertente que o Programa Professor Sustentável, da Fundação Alphaville, se aproxima das prefeituras e parceiros locais a fim de levar para a sala de aula conceitos próprios a cada município em uma formação que dura pouco mais de 60 horas - 30 delas em ações realizadas pelos professores em seus colégios, Com uma proposta teórico-prática, educadores da rede municipal tem acesso a informações preciosas que os possibilitam tratar a temática da Sustentabilidade Integral em seus planos de aula, além de desenvolver ações que deixam seu legado para cada um dos municípios participantes.

No último mês, aconteceu em Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo, a formatura da mais nova turma do projeto. O município, que foi o primeiro a participar da formação, em 2010, instituiu o programa como parte integrante da grade de formação de professores da rede pública da cidade.

Na última turma, 49 professores de educação básica participaram de discussões acerca da temática selecionada para o módulo, os resíduos sólidos, além de participarem de oficinas sobre a sustentabilidade, aplicação prática de ferramentas sobre o tema e a aproximação a projetos locais que tratam do assunto, como a cooperativa AVEMARE, responsável pela coleta dos resíduos recicláveis da região. A riqueza cultural do município histórico, que possui um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos do Estado e é reconhecido pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT), foi o pano de fundo para o planejamento das ações a serem desdobradas com os alunos.

A cerimônia de formação, realizada em 18 de novembro no Centro de Educação para Sustentabilidade (CES) Alphaville, contou com a realização de uma Feira de Trocas, organizada pelos próprios professores, como exemplo de que a sustentabilidade pode estar nos pequenos gestos. Essa mesma atividade foi aplicada em diversos colégios da rede municipal, para fomentar com os alunos a discussão sobre o consumo consciente.

“Trazer o tema da Sustentabilidade Integral para a sala de aula em um projeto co-criado com a iniciativa pública é o caminho mais efetivo para que os planos de aula desenvolvidos façam sentido à realidade dos alunos e possam se desdobrar em ações que de fato transformem os municípios”, diz Fernanda Toledo, gerente de Sustentabilidade da Fundação Alphaville, organização mantenedora do CES Alphaville em parceria com a prefeitura local.

O secretário de Educação de Santana de Parnaíba, Clécius Wanderley Romagnoli dos Santos, compareceu ao CES Alphaville para acompanhar a formatura. “Santana de Parnaíba é a cidade que mais cresce na região e esse crescimento tem que vir também de uma forma sustentável”, disse. “É por isso que a parceria com o CES Alphaville é um sucesso. Como Sustentabilidade é algo que deve ser ensinado desde cedo, quem melhor para nos ajudar com isso do que os professores?”, completou o secretário.

Até agora na cidade, o projeto já formou mais de 350 educadores, representantes dos 69 colégios da rede municipal.

Sobre o CES Alphaville

O CES (Centro de Educação para a Sustentabilidade), fruto de uma parceria entre a Fundação Alphaville e a Prefeitura de Santana de Parnaíba, é um espaço bioconstruído que desenvolve um Programa de Educação para a sustentabilidade com diversas atividades, minicursos e oficinas gratuitas em seus diversos aspectos para a população local. Para saber mais acesse www.fundacaoalphaville.org.br

Sobre a Fundação Alphaville

A Fundação Alphaville é uma organização sem fins lucrativos e nasceu em 2000, tendo como principal mantenedora a Alphaville Urbanismo. Promove a construção coletiva de soluções de desenvolvimento das pessoas e seus territórios a partir de metodologia própria de trabalho e da convivência entre todos os envolvidos nos projetos. Está presente em 23 estados brasileiros e trabalha com base na identificação do potencial e dos interesses de cada comunidade, apoiando o desenvolvimento das vocações locais e fortalecendo sua atuação. Em 17 anos de trabalho, a Fundação já beneficiou mais de 400 mil pessoas, por meio de seus mais de 210 projetos. Para saber mais acesse www.fundacaoalphaville.org.br.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::