Brasil, 12 de Dezembro de 2017

Programa ECOA estimula educação inovadora em escolas públicas

ECOA promove engajamento da comunidade com as escolas e o fortalecimento da cidadania

O Instituto Alcoa e a Evoluir desenvolveram em 2017, em parceria com as secretarias municipais de educação, o Programa ECOA - Educação Comunitária Ambiental, em escolas públicas de três municípios: Poços de Caldas (MG), Juruti (PA) e São Luís (MA). O programa tem como objetivo promover a aprendizagem baseada em projetos e o protagonismo das crianças através do aprofundamento das relações interpessoais, da educação para a sustentabilidade e de aprendizagens significativas contextualizadas aos desafios locais.

“O ECOA oferece a formação de educadores e gestores, acompanhamento pedagógico e incita uma mudança cultural nas redes públicas”, comenta Bárbara Dias, Coordenadora do ECOA pela Evoluir. “O programa já envolveu mais de 20 mil estudantes desde 2014, que criaram e colocaram em prática centenas de projetos sustentáveis em suas escolas municipais e comunidades”.

Para o Presidente do Instituto Alcoa, Otavio Carvalheira, “o Programa ECOA, por meio de suas práticas inovadoras, permite que os alunos e educadores tornem-se protagonistas das mudanças que a sociedade necessita. Promove a mudança de hábitos e atitudes, estimula o desenvolvimento socioambiental e deixa um legado de sustentabilidade nas comunidades".

Ao longo do ano, as crianças e a comunidade escolar trabalham em grupos de forma cooperativa, realizam um diagnóstico participativo das suas escolas e comunidades e, em parceria com os atores sociais de sua região e equipe do ECOA, planejam e realizam projetos de intervenção socioambiental que trazem melhorias para toda a escola. Entre as ações realizadas dentro dos projetos criados pelas crianças e comunidades escolares estão a revitalização de fachadas e áreas verdes, criação de espaços de leitura e lazer, limpeza de área de manguezais, entre outras. No processo, além de aprender os conteúdos curriculares de forma aplicada à sua realidade, as crianças desenvolvem habilidades socioemocionais como cooperação, liderança, comunicação, relacionamento, consciência social e protagonismo.

“O maior legado do ECOA foi trazer a reflexão sobre nossas responsabilidades individuais e coletivas para a comunidade e o planeta. Eu quero contribuir para melhorar a comunidade e o meio ambiente”, diz Anna Clara, estudante beneficiada pelo programa.

“O programa ECOA tem transformado vidas! Suas ações permitem que nossas crianças sejam protagonistas, tenham voz e vez, e o mais importante: tenham uma aprendizagem significativa”, comenta Helena Paula, professora da Escola Zebina Eugênia em São Luís (MA).

Sobre o Programa ECOA

O Programa ECOA é uma iniciativa do Instituto Alcoa, em parceria com as Secretarias de Educação Municipais e a Evoluir. O Programa tem como objetivo fomentar a participação comunitária na construção de sociedades sustentáveis, por meio de processos de educação socioambiental voltados para valores humanos, conhecimentos, habilidades e atitudes. Desde 2014, o programa beneficiou mais de 43 mil alunos e mais de 450 professores foram certificados pelo curso de formação.

Sobre o Instituto Alcoa

Fundado em 1990, no Brasil, o Instituto Alcoa é uma entidade sem fins lucrativos, que busca promover transformações positivas nas localidades onde a Alcoa está presente, fortalecendo as comunidades e contribuindo para uma sociedade mais justa e responsável. O Instituto Alcoa tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável local, atuando por meio do Programa de Apoio a Projetos Locais, Programas de Voluntariado, Projetos Estruturantes e Iniciativa Globais provenientes da Alcoa Foundation. Os temas considerados estratégicos para toda atuação do Instituto Alcoa são: educação; trabalho e renda; saúde; meio ambiente; governança e segurança.

Sobre a Evoluir: Fundada em 1996, a Evoluir é uma empresa focada no impacto social, especializada em desenvolver conteúdos e metodologias educacionais que estimulem na comunidade escolar o interesse e a aprendizagem por meio de conteúdos interativos que abordam temas como: desenvolvimento pessoal, educação, ciência, tecnologia, sustentabilidade, ética e consciência social. Trabalha por meio da prestação de serviços, patrocínio de empresas, editais e comercialização de produtos. Está dividida em quatro pilares: Programas Educacionais, Educação Integral e Liderança, Eventos Culturais e Editora Evoluir. Com atuação em diversos estados do Brasil como Pará, Santa Catarina e Pernambuco, a Evoluir já conta com um portfólio de 100 livros de literatura infantojuvenil, 40 projetos educacionais, capacitação de cerca de mil educadores, 500 mil alunos assistidos, além de doação de mais de um milhão de livros através de programas de incentivo à leitura.

Código de segurança
Atualizar