Brasil, 24 de Novembro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Diálogos possíveis entre educação, religião e laicidade é tema do próximo debate online do programa Escolas Transformadoras, dia 21 de novembro

  • Escrito por  Nicole Martini
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Educação
  • Imprimir
  • Compartilhar::

4º ‘Escolas Transformadoras Debate’ convida educadores, pais e alunos a refletir sobre o tema; encontro será transmitido ao vivo pelo Facebook

Em setembro deste ano, o Supremo Tribunal Federal decidiu permitir o ensino religioso em escolas públicas brasileiras com natureza confessional, ou seja, os professores ficam autorizados a promover suas crenças a partir de uma religião específica. Mas o que isso significa e o que poderá mudar no cenário educacional do país após essa decisão? E, afinal, seria possível encontrar caminhos de diálogo entre educação, laicidade e religião? Para debater essas e outras questões, o programa Escolas Transformadoras, iniciativa da Ashoka correalizada no Brasil com o Alana, realiza, no dia 21 de novembro, o 4º encontro da série ‘Escolas Transformadoras Debate’, com o tema ‘Construção de sentido na educação – diálogos possíveis entre escola, religião e laicidade’. A conversa será transmitida ao vivo, às 19h30, horário de Brasília, e os internautas poderão enviar perguntas aos convidados em tempo real.

Uma vez que a construção de sentido para a vida é indissociável à condição humana; que o Brasil é oficialmente um Estado laico, ou seja, presume uma posição neutra no campo religioso; e a religião e a fé compõem parte da história e da cultura desde o princípio, quais seriam, então, as relações possíveis de se estabelecer entre a religião, a fé, a laicidade do Estado e a educação? Participam da conversa Guardêncio Dias de Oliveira, estudante do CIEJA Campo Limpo; Fernando Leão, educador e diretor pedagógico da Escola Vila Verde; Amanda Mendonça, socióloga e mestra em Política Social, especialista em laicidade no Estado e na Educação; e Makota Celinha, empreendedora social reconhecida pela Ashoka que tem se dedicado nos últimos anos ao estudo do direito à prática religiosa matriz africana.

Lançado em setembro de 2015 no Brasil, o programa Escolas Transformadoras busca identificar equipes de escolas que cultivam em seus alunos competências transformadoras, como a empatia, a criatividade, o trabalho em equipe e o protagonismo. Dezoito instituições de ensino já integram o grupo no Brasil, e a identificação das escolas continuará durante os próximos anos. A comunidade global do programa conta com mais de 280 escolas em 34 países de todos os continentes.

Serviço
Escolas Transformadoras Debate
Data e horário: 21 de novembro (3ª-feira), às 19h30 (horário de Brasília)
No dia, assista ao vivo em: https://www.facebook.com/escolastransformadoras

Sobre a Ashoka
A Ashoka é uma organização social global fundada em 1981 que congrega mais de três mil empreendedores sociais em 84 países e busca colaborar na construção de um mundo em que Todos São Transformadores (Everyone a Changemaker), no qual qualquer pessoa pode desenvolver e aplicar as habilidades necessárias para solucionar os principais problemas sociais que hoje enfrentamos.

Sobre o Alana
O Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, o Alana é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::