Brasil, 20 de Novembro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Em parceria com o SELUR, Cepro abre inscrições para programa semestral de capacitação de pessoas com deficiência em São Paulo

  • Escrito por  Sebastião Rinaldi
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Educação
  • Imprimir
  • Compartilhar::

O “Programa de Qualificação Profissional para Surdos, Pessoas com Deficiência Física e Reabilitados do INSS”, uma iniciativa do Centro Profissionalizante Rio Branco (Cepro) em parceria com o Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de São Paulo (SELUR), Fundação de Rotarianos de São Paulo e Rotary Club, está com inscrições abertas de 9 de outubro a 8 de dezembro. Integrante da plataforma “SELUR Social”, o curso tem início em 24 de janeiro e vai até 28 de junho. A periodicidade é semestral.

Ao todo, serão oferecidas 40 vagas, sendo 20 para surdos e outras 20 para pessoas com deficiência física e reabilitadas pelo INSS. Os interessados devem preencher uma ficha de interesse no site ou entrar em contato por telefone para agendamento do processo seletivo. No dia agendado, os candidatos passarão por uma entrevista e um teste classificatório (Português, Matemática e Conhecimentos Gerais).

As aulas são realizadas de segunda a sexta, das 14h às 18h, na Faculdades Integradas Rio Branco (Avenida José Maria de Faria, 111, Lapa - São Paulo). As turmas com surdos recebem a qualificação em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os pré-requisitos são: ter mais de 16 anos e escolaridade mínima de 4ª série do Ensino Fundamental. Mais informações podem ser obtidas nessa página ou no telefone (11) 3879 3157.

O conteúdo do programa inclui: Habilidades para a Vida; Matemática; Língua Portuguesa / Português Instrumental para Surdos; Noções Administrativas e de Atendimento; e Informática. Diversos pontos são apontados como benéficos em relação a esta iniciativa, entre eles, aumento da empregabilidade, oportunidade de qualificação profissional, autonomia financeira e incentivo à escolaridade.

“Grande parte desses profissionais é reinserida no mercado de trabalho, promovendo uma inclusão social de uma parcela tradicionalmente excluída. O SELUR é a entidade administradora e colabora também com estrutura e apoio às iniciativas. O sindicato reforça a importância de um mercado de trabalho mais justo e se empenha para que o setor de limpeza urbana esteja atento à discussão”, afirma Marcio Matheus, presidente do SELUR.

Em junho, o Auditório das Faculdades Integradas Rio Branco sediou a formatura da 17ª turma do “Programa de Qualificação Profissional para Surdos e Pessoas com Deficiência Física”. A conclusão foi um momento importante, pois também sela a comemoração de 70 anos do Cepro e uma década que a instituição se encontra instalada nas Faculdades Integradas Rio Branco. O tema escolhido para todas as atividades em 2017 é: “Cepro: 70 anos fazendo história. E você? O que tem feito para construir o seu legado?”.

Sobre o “SELUR Social”:

O “SELUR Social” nasceu dentro do Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de São Paulo (SELUR), após uma série de conversas entre os sindicatos laborais e o Ministério do Trabalho de São Paulo com foco na adequação à Lei Federal nº 8.213/1991 – a chamada Lei de Cotas. Após diversas reuniões, chegou-se ao “Termo de Compromisso para Inclusão de Pessoas com Deficiência e Reabilitados do INSS no Mercado de Trabalho” que, entre tantos objetivos, visa 100% de atendimento das cotas pelas empresas do setor de limpeza urbana até 2022.

Os cursos realizados com o CEPRO foram iniciados em 2008 como uma contrapartida para esse Termo de Compromisso. Outro projeto instituído com o “SELUR Social” foi uma parceria com o Instituto Modo Parités, por meio da qual os principais profissionais e gestores são orientados para inserir os PCDs da melhor maneira nas companhias. Com a mesma proposta, a “Oficina de Surdez e Acessibilidade” é realizada com foco nos colaboradores das companhias associadas e visa proporcionar a aquisição de vocabulário básico de Libras, de modo a permitir uma comunicação inicial com o indivíduo surdo contratado. Para saber mais, acesse: selur.com.br/social.

Sobre o SELUR

O SELUR (Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana do Estado de São Paulo) é o órgão responsável por centralizar os esforços das empresas paulistas de limpeza urbana. A instituição representa o conjunto de ações fundamentais para a sociedade, que incluem coleta e transporte de resíduos sólidos, manutenção da limpeza pública, além do tratamento e destinação final do descarte feito pela comunidade – desde residências até estabelecimentos comerciais e hospitalares. O SELUR tem ainda o objetivo de divulgar informações tanto para a colaboração do setor com os gestores públicos como o de conscientizar os cidadãos comuns da relevância social, ambiental e econômica dos serviços prestados pelas suas associadas e seus milhares de colaboradores.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::