Brasil, 20 de Novembro de 2017

• Escrito por  Nicole Martini
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Educação

Iniciativa recebeu 1492 projetos de todas as regiões brasileiras; Cerimônia de premiação acontece no dia 5 de dezembro, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro (RJ)

Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Desses nove estados de cinco regiões do país vieram projetos que vão da valorização da cultura afro-brasileira à preservação socioambiental, e que trabalham em diferentes instâncias desde a utilização de jogos na escola até a cobrança direta a parlamentares da cidade. Essas iniciativas totalizaram os onze projetos premiados da 3ª edição do Desafio Criativos da Escola, que seleciona dez iniciativas na categoria nacional, além de mais um projeto dentre os enviados dos 53 municípios onde atua o Instituto Votorantim, parceiro da iniciativa desde 2016.

"É um orgulho para o Criativos repercutir a voz desses jovens incríveis que, com a orientação de seus educadores e educadoras, estão realizando ações transformadoras em suas escolas, bairros e cidades! São exemplos diversos, desde aqueles que valorizam a diversidade e a identidade dos estudantes até os que são recheados de práticas solidárias com suas comunidades, atuando pela melhoria de serviços públicos, pela disseminação de cultura para os moradores do município, entre tantas outras histórias”, comemora a diretora do programa Criativos da Escola, Carolina Pasquali.

Foram meses de mobilização que resultaram na inscrição de 1492 histórias vindas de 25 estados e do Distrito Federal – número superior às 1014 experiências enviadas na edição anterior. O Desafio 2017 recebeu projetos de 436 cidades brasileiras, sendo que a Bahia liderou, pela terceira vez, a quantidade de inscrições: no total, foram 501 iniciativas inscritas, seguido por São Paulo (213), Rio de Janeiro (131), Minas Gerais (129) e Ceará (72).

Além da oportunidade de trocarem experiências e fortalecerem seus projetos, os representantes das ações escolhidas receberão prêmios em dinheiro para a iniciativa e para os professores orientadores. Os projetos foram avaliados de acordo com inúmeros critérios, entre eles: o potencial de transformação social das ações realizadas e o quanto contribuíram para o desenvolvimento da empatia, colaboração, criatividade e protagonismo dos estudantes. Alunos e representantes dos grupos escolhidos se encontrarão na cerimônia de premiação, dia 5 de dezembro, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro (RJ). Conheça os premiados:

Destaque Nacional:
·A visão do Rap: música e educação - Escola Técnica Estadual (Etec) Jaraguá / São Paulo (SP)
·Ciclo de Estudos sobre História e Culturas Afro-Brasileiras - Colégio Técnico Industrial de Santa Maria / Santa Maria (RS)
·Da Escola para o Mundo - Colégio Estadual Deputado Luis Eduardo Magalhães / Alagoinhas (BA)
·Eco fossa: O uso da fibra do coco na construção de fossas ecológicas - EEEP Pedro de Queiroz Lima / Beberibe (CE)
·Em defesa do córrego Guará - Centro de Ensino Médio Júlia Kubitschek / Brasília (DF)
·Entrelinhas: uma plataforma socioeducacional - EEM Ronaldo Caminha Barbosa / Cascavel (CE)
·Sem vergonha - Centro Educacional Marista Irmã Eunice Benato / Curitiba (PR)
·Sí, yo te entiendo! - EMEF Escritora Carolina Maria de Jesus / São Paulo (SP)
·Voz Ativa - Escola Estadual Julio César de Moraes Passos / Manaus (AM)
·Xeque-Mate: no game, no life - CIEP 240 Haroldo Teixeira Valladão / São Gonçalo (RJ)

Destaque Parceria Votorantim pela Educação:
· Educação a favor da saúde (PVE) - Escola Básica Municipal Victória Cerutti Petters /Apiúna (SC)

Serviço:
Premiação 3ª edição Desafio Criativos da Escola
Data: 5 de dezembro, das 9h às 12h
Local: Museu do Amanhã
Endereço: Praça Mauá, 1 - Centro, Rio de Janeiro
Para confirmar presença clique aqui.

Sobre o Alana
O Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, o Alana é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.

Código de segurança
Atualizar