Brasil, 18 de Novembro de 2017

Cartilha Caminho Suave: o livro que já alfabetizou mais de 40 milhões de brasileiros

• Escrito por  Caroline Arnold
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Educação

Legenda da Imagem: Capa - Caminho Suave Legenda da Imagem: Capa - Caminho Suave Créditos da Imagem: Divulgação | Edipro

Ricamente ilustradas, obras da educadora Branca Alves de Lima, resgatam qualidade de ensino e método educacional de 1948 e continuam a ser usados pelos educadores de hoje

Com o compromisso de apoiar e auxiliar no processo de alfabetização, que as edições Caminho Suave, hoje parte do grupo da editora Edipro, mantém em seu catálogo as publicações atualizadas desta coleção que já alfabetizou mais de 40 milhões de brasileiros. A parceria é um acordo em prol da educação no país para manter vivo todo o projeto da educadora (in memorian) Branca Alves de Lima.

Lançada em 1948, com o intuito de suavizar e facilitar o aprendizado de crianças e adultos no mundo das letras, como seu nome sugere, a coleção foi um grande sucesso por tratar da alfabetização de maneira simples e inteligente. Um dos livros, a famosa e tradicional Cartilha Caminho Suave, já está na 132ª edição.

O sucesso do método fácil, verdadeiramente testado e aprovado, fez com que esta cartilha obtivesse a classificação de multifuncional: serve para alfabetizar crianças, jovens e idosos; é muito usada entre estrangeiros, especialmente, pelos japoneses; serve como método de reforço de alfabetização; e é usado amplamente em programas de alfabetização solidária.

Além da multifuncionalidade, há ainda a lembrança afetiva que a coleção traz aos que por ela foram educados. Assim, a cartilha pode ser, inclusive, dada como um presente aos que já saíram da escola, mas também às crianças como conteúdo complementar, para pintar e aprender brincando.

Indicado como material didático, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, e também como livros de apoio ao ensino de português, a coleção traz um conteúdo ricamente ilustrado e é indicado para todos aqueles que precisam desenvolver ou aprimorar a coordenação visomotora e as demais habilidades essenciais na arte da escrita.

Didaticamente estruturado, os livros que vão até a 4ª série (do antigo 1º grau) oferecem o treino da escrita de todas as letras do alfabeto – apresentadas nas versões de fôrma e cursiva –, das palavras e dos números. A coleção, que apresenta consagrado método de ensino, ainda hoje é adotada por professores das redes pública e privada, na alfabetização de idosos, educação solidárias, além dos projetos sociais religiosos ou seculares.

As edições Caminho Suave são usadas tanto no método principal como no material de apoio a outras estratégias educacionais. Mais do que ajudar o estudante a conquistar uma letra legível e ganhar rapidez ao escrever e raciocinar, estes livros contribuem ao aprendizado e evolução da linguagem escrita da atual sociedade.

Livro: Alfabetização pela imagem
Páginas: 128
ISBN: 978-85-89987-32-5

Livro: 1º livro Comunicação e Expressão
Páginas: 112
ISBN: 978-85-89987-34-9

Livro: Comunicação e Expressão – 2ª série / 1º grau
Páginas: 144
ISBN: 978-85-89987-03-5

Livro: Comunicação e Expressão – 3ª série / 2º grau
Páginas: 144
ISBN: 978-85-89987-04-3

Livro: Comunicação e Expressão – 4ª série / 1º grau
Páginas: 160
Formato: 20x27
ISBN: 978-85-89987-05-9

Sobre a autora:

A educadora formou-se na Escola Normal do Braz (atual Escola Estadual Padre Anchieta), em 1929, e lecionou por quinze anos no ensino fundamental I, com extraordinários resultados. Publicou, em 1948, a Cartilha Caminho Suave, com a intenção de contribuir “para a extinção do analfabetismo em nossa Pátria”. A cartilha foi um fenômeno editorial. Mais de 48 milhões dos brasileiros adultos foram alfabetizados com ela.

Código de segurança
Atualizar