Brasil, 22 de Novembro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Por que nossas crianças estão tendo tantas dificuldades de aprendizagem?

  • Escrito por  Adriana Guedes
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Educação
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Ajuda de especialistas e diálogo familiar são fundamentais para o diagnóstico de déficits e transtornos de aprendizagem

Bastante comuns, as dificuldades de aprendizagem entre crianças e jovens têm aumentado consideravelmente. A falta de diálogo em casa e os conflitos familiares, somados ao fato de que hoje com o advento da internet dificilmente as pessoas questionam a veracidade das informações divulgadas, têm contribuído para conclusões e queixas muitas vezes precoces e errôneas. Talvez as nossas crianças estejam adoecendo sem estarem realmente doentes. Portanto, contar com a ajuda de especialistas para o diagnóstico de dificuldades e transtornos de aprendizagem é fundamental.

“Educação não se consolida com acusações ou apontamentos indevidos, pois ela tem que ser um ato de amor tal qual deve ser um ato de amor, a educação de valores que é passada pelos pais aos filhos”, explica Sueli Adestro, coordenadora pedagógica da Tutores Brasil.

Segundo a coordenadora, entre as dificuldades mais apresentadas na Tutores estão desde as mais simples: desorganização nos estudos, dificuldade de adequação ao método da escola, com notas baixas, concentração, atenção, com matemática, português e outras disciplinas, até as dificuldades que envolvem um olhar multidisciplinar especializado, ou seja, um diagnóstico clínico realizado por especialistas multiprofissionais como psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, neuropsicopedagógico ou médicos (neurologista, pediatra e psiquiatra).

É possível encontrar alunos com diagnóstico de inclusão escolar e dentre esses transtornos crianças e adolescentes com Transtorno do Déficit de Atenção (TDA), Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Dislexia, Discalculia, Transtorno do Processamento Auditivo, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno Desafiador Opositivo (TOD), Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), e outros transtornos comportamentais (ansiedade e depressão na adolescência, bipolaridade, transtorno de humor). Outras síndromes também são comuns: Asperger, Down, crises de ausência e distúrbios neurológicos.

“Muitos alunos chegam até nós já com uma autoestima rebaixada, pois os pais acreditam que seus filhos não conseguem aprender. Por isso, é necessário propor uma observação multidisciplinar por meio da empatia e do acolhimento. Observamos alguns diagnósticos dentro do universo dessas dificuldades, a exemplo da variável dos transtornos ou déficits de aprendizagem, que nem sempre são bem investigados e isso pode acarretar um laudo e, em alguns casos, o uso de medicamentos”, explica.

É importante que pais e familiares, assim como as próprias escolas, observem atentos para analisar e entender as dificuldades de aprendizagem, até porque elas sempre existiram na educação brasileira e de outros países.

Embora o conteúdo escolar (curricular) a ser aprendido nas escolas é único para todos, o processo de aprendizagem deve acontecer individualmente, cada qual com suas habilidades e competências. Analisar os conflitos familiares que contribuem em uma boa parte para as dificuldades, principalmente, quando existe a falta de diálogo familiar e os pais demonstram uma ansiedade elevada ao exigir de seus filhos muito mais do que eles estão preparados para lidar, também se faz necessário para o bom desenvolvimento escolar das crianças e isso deve ser feito desde a primeira infância.

“Uma educação mais qualitativa em que os alunos sejam vistos, observados e compreendidos de maneira integral, atenta e inclusiva é essencial para o melhor desenvolvimento das crianças de maneira geral. Ter uma atitude empática e de confiança com os alunos é fundamental para que eles nunca desistam da aprendizagem e de seus sonhos”.

Voltada para a educação multidisciplinar, a Tutores acolhe as pessoas em suas unidades com um "nós podemos ajudar" de maneira única e individualizada. Há 10 anos no mercado de educação complementar multidisciplinar, a rede é capacitada a analisar essas queixas como especialistas. “Nossa responsabilidade é grande, tal qual o nosso compromisso com a educação que queremos, por isso, muito além de receber os pais por meio de uma queixa de dificuldade de aprendizagem, vamos avaliar e analisar com um olhar contextualizado, pois para nós todos possuem capacidade de aprender”, conclui Sueli.

A Filosofia Educativa da Tutores privilegia o acolhimento, a empatia, o olhar integrativo e inclusivo. Isso significa, viver e compreender o universo da educação dentro de um conceito multidisciplinar que provoca a interdisciplinaridade e, nos permite uma visão mais ampla e contemplativa, afinal, educação é um ato de amor. O mesmo amor tão necessário para que as famílias convivam sem estresse e conflitos com seus filhos.

Para saber mais, acesse: http://www.tutores.com.br/

 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::