Brasil, 21 de Novembro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Estudantes do ensino fundamental trocam cartas com idosos

  • Escrito por  Fabio Souza
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Educação
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Estudantes do ensino fundamental trocam cartas com idosos

Projeto Estação Memória, desenvolvido em parceria com a USP, promove encontros entre idosos e alunos do Colégio Termomecanica-CTM

Encontro de gerações incentiva a pesquisa, desenvolve a escrita e leitura dos estudantes e trabalha a memória dos idosos

Os alunos do ensino fundamental do Colégio Termomecanica-CTM, escola de educação básica mantida pela Fundação Salvador Arena, participaram de mais uma edição da Estação Memória, projeto de pesquisa e extensão desenvolvido em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) para realizar encontros intergeracionais voltados à trocas culturais entre idosos, crianças e adolescentes.

O encontro aconteceu na última quarta-feira, 18/10, na sede do Colégio Termomecanica, em São Bernardo do Campo, e, na ocasião, os alunos conheceram pessoalmente o grupo de idosos com quem trocaram correspondências desde o início do ano letivo. Neste ano, sob a temática Lendas Urbanas – Histórias que o povo conta, os estudantes tiveram a tarefa de pesquisar mitos e lendas contadas por seus familiares e compartilha-las com os idosos nas correspondências, que, por sua vez, também contaram as histórias que ouviam antigamente.

Márcia Gomes de Lima, coordenadora pedagógica do Colégio Termomecanica, explica que o projeto contribui com o processo de aprendizagem dos alunos. “A proposta do projeto Estação Memória é mais uma oportunidade para falarmos da importância do respeito aos mais velhos e de mostrar aos nossos alunos o quanto pode ser rica a troca de experiências e convivência com os idosos, que são fontes de informação. Além disso, também dispomos do projeto para despertar o interesse pela pesquisa e para desenvolver a escrita e a leitura dos estudantes, já que eles precisam preparar as cartas que serão enviadas aos idosos”, completa.

Segundo Ivete Pieruccini, coordenadora do projeto e pesquisadora da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ECA/USP, a iniciativa tem caráter cultural e educativo. “Em geral, o trabalho com memória e/ou com idosos tem viés assistencialista ou apenas culto ao passado, mas na Estação Memória a proposta é que os jovens tratem os mais velhos como fontes significativas de informação, que se apropriem e aprendam com a experiência, e que os idosos ressignifiquem sua experiência a partir das relações estabelecidas com os jovens”, explica.

Em edições anteriores no Colégio Termomecanica, o projeto Estação Memória abordou temas como adolescência, esportes, a era do rádio, a ditadura da beleza, a revolução das mulheres e brincadeiras infantis.

Sobre o Colégio Termomecanica

O Colégio Termomecanica-CTM é uma escola de ensino infantil, fundamental, médio e técnico totalmente gratuitos localizada no município de São Bernardo do Campo, região da Grande São Paulo. O CTM é reconhecido pelo ensino intensivo e humanista, que desenvolve toda a potencialidade do aluno em sala de aula e como cidadão. A instituição integra o Centro Educacional da Fundação Salvador Arena, principal projeto social da Fundação Salvador Arena na área de educação. www.cefsa.org.br.

 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::