Brasil, 21 de Novembro de 2017

Startup Diário Escola cria plataforma para auxiliar na gestão escolar e facilitar a comunicação dos professores com os pais

• Escrito por  Fernando Marchi
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Educação

O Diário Escola é um aplicativo que vai muito além da agenda escolar digital. É um canal completo de comunicação on-line e uma ferramenta pedagógica que agiliza, amplia e qualifica a comunicação entre a escola e as famílias, além de auxiliar a escola em tarefas administrativas.

A ideia surgiu em 2013 para solucionar um problema vivido pelos seus desenvolvedores. Pais de primeira viagem, logo que matricularam os filhos em creches, Antônio Berthêm, Israel Lemes e Marcus Drzewinski perceberam que a comunicação com as escolas podia ser bem complicada. Assim, eles decidiram criar um produto para melhorar essa relação. Dois anos depois o piloto foi lançado.

Raquel Tiburski, CSO do Diário Escola, conta que a principal missão era melhorar a comunicação com a família e o facilitar o trabalho dos professores no detalhado preenchimento do diário escolar. “Na agenda de papel era preciso escrever uma a uma, o que exigia do profissional um tempo bem maior. No aplicativo, os registros estão organizados de forma clara e intuitiva, já apresentando opções pré-definidas. Assim, na maioria delas, basta o professor clicar na resposta correspondente”, explica.

O envio de recados, comunicados e convites também ficou mais prático. Pelo aplicativo é possível disparar mensagens para todos os pais de uma só vez ou para os de turmas específicas. A confirmação de presença também é feita pelo aplicativo, que também mostra quem abriu as mensagens. O acesso pode ser feito por smartphone (sistemas Android e iOS), tablet ou computador.

A interface do aplicativo e os critérios de comunicação podem ser personalizados e adaptados às necessidades de cada escola. E a direção da escola também pode acompanhar integralmente, inclusive em tempo real, toda comunicação entre o professor e a família. A instituição pode manter documentada toda a vida escolar dos alunos, tanto no aspecto pedagógico quanto comportamental, e até mesmo de sua saúde física. Todos os dados ficam armazenados na nuvem.

Além das funcionalidades de comunicação, recentemente foi incluída no aplicativo uma ferramenta para a emissão automática de boletos de mensalidades, que reduz drasticamente o tempo que a administração da escola gastava emitindo boletos um a um. “Em casos de atraso de pagamento, por exemplo, não é preciso cancelar o boleto vencido, pagar ao banco por isso, gerar e pagar por um novo documento, imprimir e enviar. Basta calcular os juros no aplicativo e gerar o novo boleto. O custo bancário será o de apenas um boleto e economiza-se, principalmente, o tempo que o funcionário destinava a essas tarefas”, comenta Tiburski.

A Escola Cofrinho de Mel, de Canoas, no Rio Grande do Sul, foi uma das primeiras clientes do Diário Escola, em 2015. Nesse tempo, a diretora Talina Romano, diz já ter constatado a eficiência do sistema e o quanto a cobrança ficou mais rápida e simples. O processo todo ficou mais simples e rápido. "Como somos uma escola pequena, os recursos não são suficientes para investir em um sistema grande, mas temos 100 alunos e precisamos nos organizar. E o Diário Escola propôs uma solução mais profissional de enxergarmos os nossos números, de uma forma única. Agora não precisamos mais ter várias tabelas de Excel", comenta a gestora. "Com o aplicativo é tudo bem direcionado, claro e objetivo."

O Diário Escola é uma das startups que receberam investimento da Aceleradora WOW, uma das primeiras aceleradoras de startups do Brasil e que conta com o apoio de investidores que proporcionam para as startups aceleradas um amplo network e experiência em diversos setores da economia.

Código de segurança
Atualizar