Brasil, 18 de Dezembro de 2017

Publicidade 1 Aqui no SEGS

Cooperação entre alunos para colorir com arte o muro da Escola Albano Kanzler

Proposta pelo Programa Cooperjovem, a ação envolveu duas turmas do ensino fundamental e foi inspirada em Romero Brito

Os alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Albano Kanzler, no Bairro Nova Brasília, em Jaraguá do Sul, aceitaram o desafio de trabalhar cooperativamente para transformar em arte um dos muros da instituição. A ação integrou o Projeto de Educação Cooperativa (PEC) do Programa Cooperjovem, que é desenvolvido desde o ano passado na escola, numa parceria com a Cooper. O objetivo dessa criação coletiva foi trabalhar a transdisciplinaridade e a cooperação, sendo esta também a temática dos desenhos apresentados no muro.

O Cooperjovem é uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), do qual a Cooper (Cooperativa de Produção e Abastecimento do Vale do Itajaí) é parceira. O objetivo do programa é desenvolver projetos e ações que contribuam para a educação e a cidadania cooperativistas nas escolas, envolvendo direta ou indiretamente os professores, alunos, profissionais da área administrativa, pais e a comunidade.

Neste trabalho específico, a ideia foi apresentada pela professora Estela Maris Pereira de Souza, que leciona Artes e desenvolveu a pintura durante quatro semanas, nas suas aulas. O projeto contou com o apoio da professora Maria Lunelli, além de outros colaboradores da instituição. Houve a participação de 320 alunos do 6º e do 9º anos e a pintura escolhida foi inspirada na obra “Abraço”, do artista plástico Romero Brito. “A escola estava sendo pintada e queríamos promover um clima diferente, mais acolhedor e alegre. O objetivo é que as pessoas que entram na escola e olham para a pintura sintam-se abraçadas”, afirma Estela.

Código de segurança
Atualizar