Brasil, 24 de Novembro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Ensino de excelência é primordial para atrair estudantes universitários

  • Escrito por  Sibelle Freitas
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Educação
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Estudantes preferem a qualidade do ensino e do corpo docente à localização, ao campus e aos espaços sociais – mas as universidades têm deixado a desejar

Uma nova pesquisa mostrou que a qualidade e o estilo do ensino são fatores primordiais para os estudantes ao escolherem as universidades onde vão cursar. Interessados em saber o valor que seus cursos oferecem em relação ao dinheiro investido, alunos atuais estão muito mais preocupados com a experiência de aprendizagem do que com baladas sociais em torno da vida acadêmica.

O estudo nacional feito pelo Canvas, da norte-americana Instructure (NYSE:INST), mostra que tanto os estudantes universitários (62%) quanto alunos do ensino médio (44%), no Brasil, veem a excelência pedagógica como o aspecto mais importante para a experiência universitária. A localização da instituição foi considerada mais relevante apenas para 23% dos universitários e 39% dos alunos secundaristas. Quatro em dez (38%) estudantes universitários afirmam que escolheram os seus cursos baseados nas instalações físicas que o campus proporciona.

Um dos fatores menos importantes foi o espaço social oferecido pelas faculdades. Apenas 6% dos estudantes universitários consideraram este componente como o primordial para a sua experiência na universidade – e uma pequena parcela (14%) de alunos de ensino médio avalia o aspecto social da vida universitária ao escolherem a instituição onde pretendem estudar.

No entanto, a pesquisa aponta que a experiência de ensino nas universidades não está correspondendo totalmente às expectativas. Enquanto um em cada cinco (21%) alunos de ensino médio deseja uma experiência de aprendizagem centrada no estudante, nenhum dos universitários que participaram do estudo afirmou que isso tem sido oferecido pela instituição em que estuda. Ainda pior, quando se trata de estudos, aproximadamente três em cada dez estudantes (29%) pensam que eles terão que complementar o conhecimento adquirido nas universidades por meio de cursos externos. Na realidade, 35% dos estudantes universitários já estão fazendo exatamente isso.

“A vida nas universidades é vista sob outra ótica pela nova geração de ‘não-graduados’. Antes considerada como uma experiência de vida única e uma oportunidade de viver longe de casa – além de aproveitar a agitada cena social –, os atuais estudantes estão agora muito mais preocupados com a experiência de aprendizagem”, afirma Lars Janér, diretor da Instructure para a América Latina.

“Com a competição cada vez mais feroz e as universidades em disputa pelos melhores estudantes, esta pesquisa sugere que as instituições de ensino que priorizam seus métodos de aprendizagem são as mais propensas a atrair os melhores talentos”. Lars ainda complementa: “E com os inovadores sistemas de ensino online, a aplicação de conteúdos não precisa acontecer necessariamente numa sala de aula – ou da forma tradicional por meio do giz e conversas’. Há inúmeras oportunidades para as instituições educacionais oferecerem uma experiência mais flexível e autodirigida, fornecendo ainda assim um ensino de alta qualidade, personalizado e atraente, características bastante valorizadas pelos estudantes”.

Sobre a Instructure - A Instructure, Inc é uma empresa de tecnologia de software como serviço (SaaS) que desenvolve soluções que tornam as pessoas mais inteligentes. Com a visão de ampliar o potencial das pessoas por meio da tecnologia, a Instructure criou Canvas e Bridge, que permitem às organizações em todos os lugares facilmente desenvolver, entregar e gerenciar experiências de aprendizagem online ou presencial. Atualmente, a Instructure já conecta milhões de professores e alunos em mais de 3.000 instituições de ensino e empresas em todo o mundo. Saiba mais sobre o software Canvas e suas versões para o ensino superior (highered), fundamental e médio (K-12) em

 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::