Brasil, 19 de Outubro de 2017

Estudantes com deficiência mostram importância do protagonismo na educação inclusiva a partir de ações criativas

• Escrito por  Myrian Vallone
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Educação

Projetos inscritos no Desafio Criativos da Escola mostram que é possível transformar a realidade de jovens ‘excluídos’ com pequenas atitudes

Os alunos podem - e devem - ser agentes de transformação e incentivarem a reflexão sobre o espaço escolar, tenham eles deficiência ou não. Este é um dos primeiros passos para tornar um ambiente realmente inclusivo, e pode ser construído a partir do protagonismo dos estudantes com a ajuda dos educadores, que podem atuar como mediadores das ações e do conhecimento a ser construído. O Criativos da Escola, programa do Alana, entende que é essencial investir no potencial e nas particularidades dos alunos - com e sem deficiência, como um dos caminhos fundamentais para incentivar seu protagonismo.

O caso do estudante Rafael Pereira, que é surdo, do 7º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Dom Silvio Maria Dário, de Itapeva (SP) é um exemplo disso. O aluno passava a maior parte do tempo acompanhado por uma educadora e intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais), e sua interação com os demais jovens era limitada, o que causou uma inquietação em toda a turma. Incomodados, os colegas de Rafael reivindicaram aulas de Libras e o plano deu certo: hoje ele tem diversos amigos e participa ativamente das atividades propostas dentro e fora da sala. O projeto, ‘Libras: a voz do silêncio’, que reivindicou a inclusão para o colégio, foi um dos projetos premiados no Desafio Criativos da Escola 2016.

Outro exemplo de criatividade e autonomia inclusiva veio da Escola Municipal Antônio Heráclito do Rêgo, em Recife (PE). Aos 17 anos, o aluno Fernando de Melo, do 6º ano do ensino fundamental, desconstruiu as expectativas e os preconceitos com relação a sua deficiência física e intelectual, contribuindo com a prática da educação física no contraturno da escola. O estudante revelou para os colegas e professores que jogava capoeira e chamou a atenção da gestão escolar, que decidiu abrir as portas da escola para o grupo em que o estudante participa. Após palestra sobre o esporte para mais de 100 estudantes, a iniciativa de Fernando promoveu, também, uma sensibilização sobre a importância da inclusão no ambiente escolar.

As inscrições para a 3ª edição do Desafio Criativos da Escola já estão abertas e vão até o dia 1º de outubro. Realizada pelo programa Criativos da Escola, do Alana, a premiação irá reconhecer 11 iniciativas que mais se destacarem por seu protagonismo infanto-juvenil e impacto social, e levará três estudantes e um educador de cada grupo para uma viagem ao Rio de Janeiro (RJ). Pelo segundo ano consecutivo, o Desafio conta com o apoio do programa Parceria Votorantim pela Educação, do Instituto Votorantim, nos 53 municípios onde desenvolve suas atividades.

Sobre o Alana
O Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, o Alana é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.

Código de segurança
Atualizar