Brasil, 22 de Agosto de 2017

• Escrito por  William Lara
  • Add new comment
  • Publicado em Educação

Em sua 6ª edição, anuário traz as 300 melhores empresas do Brasil. Cerimônia de premiação foi realizada nesta terça-feira (08/08), em São Paulo

O anuário Época NEGÓCIOS 360º, que apresenta o ranking das 500 maiores empresas do Brasil por receita líquida, elegeu na noite do dia 08 de agosto as 300 melhores empresas do país a partir de critérios que vão além do desempenho financeiro. Uma análise profunda foi realizada com base também nas práticas de RH, capacidade de inovar, responsabilidade socioambiental, visão de futuro e governança corporativa. O evento ocorreu na Villa Vérico, em São Paulo.

O Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) foi premiado como a Empresa do Ano no setor Educação. Ao todo, foram premiadas 27 companhias escolhidas como as melhores em cada setor: de água e saneamento, educação, passando por eletroeletrônica, até mineração e agronegócio.

Segundo o presidente do IPM, José Inácio Ramos, “o prêmio recebido coroa um trabalho que vem sendo executado ao longo de alguns anos pelos gestores da instituição, que têm tido cuidado excepcional no trato do bem para o Mackenzie, dos recursos adquiridos, dos repasses governamentais, seja do Prouni ou Fies. Ao longo desses anos, temos demonstrado, sob orientação do Conselho Deliberativo, todo o zelo, cuidado e profissionalismo, numa gestão eficaz e contínua para um ensino de excelência”.

Durante a premiação, os jornalistas do anuário perguntaram aos executivos das maiores empresas do país quais foram os impactos da crise política vivida nos últimos meses em seus negócios e quais as perspectivas para 2018. Para José Inácio, o Mackenzie está estruturado para passar por essas turbulências. "Nós estamos num processo de blindagem das nossas ações frente às questões políticas. Estamos torcendo para que a economia continue no rumo que está, dada a segurança e firmeza das decisões tomadas, que têm contribuído para a melhora da economia".

O evento
Entre os participantes, a plateia do prêmio de 2017 contou com a presença do ministro da Fazenda Henrique Meirelles e do governador do estado de São Paulo Geraldo Alckmin. Segundo Meirelles, “o grande desafio que vamos enfrentar agora é aprovar a reforma da Previdência”. O ministro não descartou aumento de impostos caso as despesas não sejam controladas e a reforma da Previdência não passe pelo Congresso. Já o governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse que a metodologia adotada no anuário permitiu a identificação de empresas com potencial para se perpetuar no mercado e continuar a ter impacto no futuro. "O desempenho financeiro pode mudar de um ano para o outro, mas quando se faz uma análise tão ampla, revela-se que a campeã de hoje tem tudo para continuar sendo bem-sucedida no futuro".

A metodologia do anuário Época NEGÓCIOS 360º foi elaborada levando-se em consideração as performances das empresas em diversas frentes — não somente no quesito financeiro. O resultado é um ranking com as 300 melhores empresas do país. A sua abordagem holística faz do anuário de empresas o mais completo do Brasil.

Código de segurança
Atualizar