Brasil, 26 de Julho de 2017

Alunas do Colégio Visconde de Porto Seguro reinventam clássico infantil

• Escrito por  Angelica Consiglio
  • Publicado em Educação

Ana Luisa de Souza e Elena Corigliano são autoras de “Chapeuzinho do Avesso”. O livro conta com ilustrações do cartunista Paulo Caruso

Como seria se uma das principais personagens da literatura infantil seguisse um caminho diferente daquele que conhecemos? Foi pensando em uma história alternativa para o clássico conto “Chapeuzinho Vermelho” que Ana Luisa de Souza, de 11 anos, e Elena Corigliano, 10 anos, alunas do Colégio Visconde de Porto Seguro, criaram juntas o livro “Chapeuzinho do Avesso”.

A inspiração para o projeto surgiu durante uma aula de alemão no Porto Seguro. As jovens, que na época estavam no 4º ano, imaginaram um novo rumo para a conhecida personagem e esboçaram a ideia no computador. Um ano depois, elas retomaram o trabalho com força total e o resultado já pode ser conferido em um livro com abordagem emocionante.

A obra das estudantes conta com ilustração do renomado cartunista Paulo Caruso, reconhecido por sua ativa colaboração no Programa Roda Viva, da TV Cultura, e pelos mais de vinte livros publicados retratando a história política brasileira por meio da caricatura e do humor, além dos desenhos veiculados nas principais mídias de comunicação do País. A história de “Chapeuzinho do Avesso” apresenta uma personagem diferente, que se aventura em novas realidades e que interage com outras figuras da literatura clássica infantil.

Na narrativa, a protagonista realiza um mix de histórias, modificando e mesclando a trajetória de outras personagens da literatura infantil. Peter Pan, por exemplo, se transforma em Cinderela e tem um embate épico com o Capitão Gancho. A Bela Adormecida e João e Maria também surgem em novas situações com o mesmo objetivo: encontrar o Mago Merlim, o único que não foi transformado e que possui o poder de fazer tudo voltar ao normal.

Segundo a autora Elena Corigliano, a dupla desejava uma história fora do tradicional, na qual houvesse a possibilidade de mudar as coisas. Ana Luisa de Souza comenta ainda que a estrutura do conto irá “impactar o leitor”. As jovens autoras já estão trabalhando em duas continuações para a história, que ampliarão o universo que criaram em “Chapeuzinho do Avesso”.

Título: Chapeuzinho do Avesso

Autoras: Ana Luisa de Souza e Elena Corigliano

Ilustrações: Paulo Caruso

Editora: M. Guarnieri Editorial

Formato: 25 x 25 cm

Número de páginas: 24

Sobre o Colégio Visconde de Porto Seguro

Fundado em 1878, o Colégio Visconde de Porto Seguro é uma conceituada instituição de ensino do Brasil que prima pela inovação educacional e pelo desenvolvimento de múltiplos talentos e competências dos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio. Comprometido com uma ampla e sólida formação pluricultural e plurilinguística, conquistou diversas certificações internacionais, como a Exzellente Deutsche Auslandsschule, do governo alemão, que qualifica o Porto como uma escola de excelência no exterior; a da Fundação Alemã Casa do Pequeno Cientista; a da Apple Distinguished School e a do Programa das Escolas Associadas da UNESCO. Com uma infraestrutura favorável ao desenvolvimento integral do aluno, prepara jovens para as principais universidades do Brasil e do mundo. Oferece ensino e exames de proficiência em alemão, inglês e espanhol, além do Abitur, certificação oficial para admissão em universidades europeias. Dispõe de mais de 60 cursos extracurriculares em parceria com Insper, ESPM, FGV, Belas Artes e IDP. Sua comunidade escolar é composta por 9 mil alunos, 700 professores e 1.000 colaboradores, nos três Campi: Morumbi, Panamby e Valinhos. Site: www.portoseguro.org.br.