Brasil, 23 de Junho de 2017

Editora Saraiva E Startup Mineira Lançam Plataforma Gratuita Para Instituições De Ensino Superior

• Escrito por  Liliane Cavalcante
  • Publicado em Educação

Ferramenta Resultado Enade disponibiliza de forma clara e interpretativa notas oficiais do MEC, como ENADE, CPC e IGC

No Brasil, há mais de 2,3 mil instituições de ensino superior que oferecem 33 mil cursos para atender a mais de 8 milhões de estudantes em busca de uma formação acadêmica, segundo dados do Censo da Educação Superior 2015, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Para avaliar os cursos e as instituições, em uma escala de 1 a 5, o Ministério da Educação (MEC), utiliza três indicadores de Qualidade da Educação Superior.

Os resultados dos índices do Conceito do Exame Nacional de Desempenho de Estudante (ENADE) - que avalia o desempenho do aluno; Conceito Preliminar de Curso (CPC), relacionado ao desempenho do curso, e Índice Geral de Cursos (IGC) – que avalia a instituição – ficam à disposição para consulta pública.

Com o objetivo de auxiliar as instituições de educação superior a mapear e utilizar os indicadores de forma mais estratégica, a Editora Saraiva e a startup educacional mineira AppProva, desenvolveram a plataforma Resultado ENADE (www.resultadoenade.com), lançada na última semana.

Gratuita e de fácil acesso, a ferramenta disponibiliza, de forma clara, organizada e explicativa, os resultados do Conceito ENADE e o CPC de cada curso das instituições de ensino superior, mostrando o desempenho na formação geral e no componente específico até a evolução da performance da instituição, de acordo com o histórico.

Os gestores das faculdades e universidades que acessarem a ferramenta terão acesso também ao ranking IGC, além da comparação do curso da própria instituição com o das concorrentes, mapeando desde conceito, faixa, formação geral até a evolução da taxa de adesão.

“A plataforma Resultado ENADE é totalmente gratuita e tem como finalidade facilitar aos gestores das instituições de ensino superior o acesso e a interpretação do desempenho nos indicadores como Conceito ENADE, CPC e IGC, oferecendo, com isso, informações mais estratégicas para ações e investimentos relacionados aos cursos e ao estabelecimento de ensino superior”, ressalta Ana Paula Santos Matos, Gerente de Soluções Educacionais da Editora Saraiva.

De acordo com Ana Paula, a meta da plataforma é atender mais de 500 universidades de todo o Brasil até dezembro de 2017.

Para acessar a plataforma, que foi desenvolvida durante os últimos 12 meses, basta colocar o nome e o e-mail e selecionar a instituição de ensino superior.