Brasil, 17 de Dezembro de 2017

Publicidade 1 Aqui no SEGS

Jornada Regional do Semesp será realizada em Santos na próxima quarta-feira (22)

Evento atualizará mantenedores sobre legislação, gestão, aprendizagem ativa, instrumentos de avaliação e indicadores de qualidade do ensino superior

O Semesp – Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior promove na próxima quarta-feira (22), na cidade de Santos, a 13ª edição das Jornadas Regionais. O evento é realizado anualmente, ao longo do primeiro semestre, em várias regiões do estado, e o diretor executivo do sindicato, Rodrigo Capelato, apresentará um panorama econômico completo e atualizado de todos os municípios que compõem as Regiões Administrativas de Santos (9 municípios) e Registro (14 municípios).

“Esse ano vamos revelar quais os cursos presenciais, EAD e tecnólogos mais procurados, empregados por grau de instrução nas RAs de Santos e Registro, além de uma projeção de queda de ingressantes”, adianta Capelato.

Para a vice-presidente do Semesp e presidente da Universidade Santa Cecília (Unisanta), dra. Lúcia Maria Teixeira, "o panorama vai mostrar a permanência da Baixada Santista como importante polo universitário do país, com prevalência do ensino particular, 90% da oferta, concentrados em Santos (75%)”. Segundo dra. Lúcia, “os dados são melhores também que os do Estado de São Paulo: as matrículas na rede particular dos cursos presenciais cresceram 1,1%, enquanto na pública houve estagnação”.

Segundo dra. Lúcia “a oferta de vagas nas instituições públicas ainda é muito inferior da rede privada, com número restrito de alunos, mesmo tendo crescido 9,6%. O mesmo se observa com o número de ingressantes presenciais no ensino privado: a redução de 10,3% é menor que no Estado (12,3%) e a evasão ainda é menor na rede particular 25,6%, do que no Estado (30,4%)”.

A presidente da Unisanta comentou ainda sobre a modalidade do ensino a distância “que teve crescimento regional nos ingressantes no ensino particular, 11,9%, e queda na rede privada estadual de 11,7% e as matrículas particulares em EAD cresceram 3,3% e no Estado apenas 1,4%”. Quanto a diminuição de cursos tecnólogos e no número de cursos na rede privada regional, dr. Lúcia salienta “que esse resultado reflete sua adaptação às demandas do mercado de trabalho, em momento de crise econômica."

As Jornadas Regionais vão contar ainda com a palestra de Glauson Mendes, diretor de Marketing do Centro Universitário João Pessoa (Unipê) e um dos responsáveis pela realização do Seminário de Ações Digitais na Educação Brasileira – SABEBR. Ele vai revelar estratégias de curto, médio e longo prazo, trabalhando a evolução da presença online da própria instituição onde atua, mostrando elementos fundamentais para ajudar a construir uma máquina de gerar leads e matricular alunos, contribuindo também para o desenvolvimento organizacional e operacional das IES.

O diretor jurídico do Semesp, dr. José Roberto Covac, atualizará os participantes sobre a legislação educacional vigente e as mudanças que poderão ocorrer ao longo de 2017. O evento inova mais uma vez ao patrocinar quatro palestras simultâneas de temas relevantes para as IES. Das 14h30 às 15h30, o coordenador de Inovação e Redes de Cooperação do Semesp, prof. Fábio Reis, falará sobre Gestão da Inovação Acadêmica, Aprendizagem Ativa e o Perfil do Professor e a pró-reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade São Francisco, Iara Andréa Alvares Fernandes, palestrará sobre Instrumento de Avaliação, dando uma abordagem prática para evidenciar a qualidade dos cursos de graduação.

Gestão de EAD - Estratégias para a oferta das Modalidades Semipresencial e a 100% online, com o estrategista de mercado, coach empresarial, palestrante e educador Luiz Trivelato e os Indicadores de Qualidade - CPC, IGC, Enade, com Capelato serão temas das palestras simultâneas das 16h às 17h. As próximas cidades que receberão as Jornadas Regionais são: Ribeirão Preto (5 de abril), São José dos Campos (3 de maio) e São José do Rio Preto (7 de junho).

Serviço:

13ª Jornada Regional da Baixada Santista

Data: 22 de março

Local: Mercure Santos Hotel

End.: Av. Washington Luiz, 565 – Boqueirão

Inscrições:

Programação:

Dia 22 de março

9h - 10h - Análise Setorial da Região: Cenários e Tendências – Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp

10h - 11h - Case Unipê – Centro Universitário de João Pessoa: O Marketing Educacional Integrado na Prática | Glauson Mendes, diretor de Marketing da Unipê e responsável pela divulgação do SADEBR – Seminário de Ações Digitais na Educação Brasileira

11h - 11h30 – Coffee break

11h30 - 13h - Legislação Educacional/Atualização – Dr. José Roberto Covac, diretor jurídico do Semesp

13h - 14h30 – Almoço

14h30 - 15h30 - Palestras Simultâneas

Gestão da Inovação Acadêmica, Aprendizagem Ativa e o Perfil do Professor – Fábio Reis, diretor de Inovação Acadêmica e Redes de Cooperação do Semesp

Instrumento de Avaliação: Uma abordagem prática para evidenciar a qualidade dos cursos de graduação – Iara Andréa Alvares Fernandes, pró-reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade São Francisco

15h30 - 16h – Coffee break

16h - 17h - Palestras Simultâneas

Gestão de EAD – Estratégias para a oferta das Modalidades Semipresencial e a 100% online – Luiz Trivelato

Indicadores de Qualidade - CPC, IGC, ENADE e outros – Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp

Sobre o Semesp – Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp congrega cerca de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/ www.facebook.com/semesp/ https://www.linkedin.com/company/semesp.

Código de segurança
Atualizar