Brasil, 28 de Junho de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Sistema Ocemg oferece curso gratuito sobre cooperativismo

  • Escrito por  ETC COMUNICAÇÃO
  • Publicado em Educação
  • Imprimir
  • E-mail
  • Compartilhar::

Sistema Ocemg oferece curso gratuito sobre cooperativismo

O cooperativismo mineiro tem mostrado sua força, mesmo ante um período incerto para a economia. A segurança oferecida pelo setor chama atenção de cada vez mais pessoas que buscam fazer parte das cooperativas. Em 2015, foram 90 mil novos cooperados em Minas, um aumento de 7,1%. Mas, para que uma empresa seja longeva, é preciso conhecimento. Pensando nisso, o Sistema Ocemg oferece ao longo do ano a palestra gratuita de Orientações Básicas sobre o Cooperativismo. A próxima será realizada dia 22 de fevereiro.

Os interessados devem fazer o download da ficha de inscrição no site (www.minasgerais.coop.br) e enviá-la preenchida para o e-mail . São ofertadas 20 vagas de acordo com a ordem de inscrição.

Durante o curso, membros da equipe técnica do Sistema Ocemg abordam temas relativos ao funcionamento das cooperativas, direitos e deveres das instituições e dos cooperados, princípios e valores cooperativistas, história do cooperativismo no Brasil, vantagens das cooperativas em relação às empresas comuns, além do sistema administrativo, contábil e jurídico do segmento.

Suzana Gomes fez parte da turma de novembro. Ela participou da palestra para pôr em prática o desejo de constituir uma cooperativa. “O curso me ajudou bastante, pois senti confiança no professor e nos conteúdos compartilhados. Já estou no processo de documentação para constituir em breve uma cooperativa de trabalho”, explica.

O analista da Gerência de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas, Rogério Coelho, explica que, para facilitar a absorção dos conteúdos, a apresentação possui um tom dinâmico. "Recebemos perfis diferentes de pessoas interessadas no tema. Desde aqueles que desejam constituir uma cooperativa, passando pelos que já fazem parte de uma e desejam se atualizar, até os que somente conhecem superficialmente o setor cooperativista. Para que todos absorvam o conteúdo, seguimos com um esquema de linha do tempo, que parte do surgimento das cooperativas até o passo a passo para se constituir uma", diz.

Para o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, a entidade prioriza essa iniciativa com o propósito de fomentar a cultura da cooperação e do empreendedorismo no Estado. “As palestras de orientações básicas acontecem há muito tempo e sempre temos demanda de pessoas interessadas nesse modelo inovador de negócios que é o cooperativismo”, ressalta.

O SISTEMA OCEMG

O Sistema Ocemg é formado pela junção de duas instituições: o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), órgão de representação política, sindical-patronal e de defesa do cooperativismo no Estado; e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais (Sescoop-MG), responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social das diversas cooperativas de Minas. A Ocemg ainda integra a Federação dos Sindicatos das Cooperativas dos Estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Santa Catarina (Fecoop-Sulene).

Pronto para atuar em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, o Sistema proporciona orientação e apoio para a gestão eficiente do setor, oferecendo cursos, treinamentos, palestras e seminários que integram e fortalecem as sociedades cooperativas.

 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::