Brasil,

Ampliação do Mescla fortalece ações da PUC-Campinas com inovação, empreendedorismo e parcerias empresariais

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Comunicação da PUC-Campinas
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação

Área é interligada à biblioteca central e conta com diversos ambientes para pesquisa, trabalho e estudo

O pavimento superior do Espaço Mescla foi inaugurado na manhã desta quarta-feira (11/08) no prédio H-11 do Campus I da PUC-Campinas. O Mescla foi inaugurado no início de 2020 para incentivar a inovação entre estudantes e para aproximar alunos, professores, pesquisadores e empresas para desenvolvimento de novos projetos.

Estiveram presentes na cerimônia o Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, o Arcebispo Metropolitano de Campinas e Grão-Chanceler da PUC-Campinas, D. João Inácio Müller, o Vice-Reitor Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David, o Secretário de Assuntos Jurídicos de Campinas, Peter Panuto, o reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, o diretor da Ciesp Campinas, José Nunes Filho, pró-reitores, professores e funcionários.

Também estiveram presentes representantes de instituições e empresas parceiras da Universidade, como José Eduardo Azarite – vice-presidente de Inovação Corporativada Venture Hub, Tiago Garbim – CEO da Ativy, Marcelo Abreu – gerente-executivo do Venturus, Douglas Zampieri – coordenador adjunto de Pesquisa para Inovação da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de S. Paulo), Newton Frateschi – líder em Ciência, Tecnologia e Inovação na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo.

“Nós não estamos em uma bolha. Temos que utilizar nossas técnicas e nosso ensino para tentarmos melhorar a sociedade e contribuir com o desenvolvimento de nosso povo. Também queria agradecer aos empresários que nos visitam hoje. Os senhores nos ajudam e dão uma visão para onde precisamos avançar para ajudar a nossa sociedade. Esse é o espírito do empreendimento que estamos abrindo hoje”, disse D. João.

O Reitor Germano também ressaltou a importância da parceria com as empresas e instituições parceiras. “O conceito do Mescla surgiu após um longo período de discussão, ganhando um sentido de misturar ideias, fazer juntos, dividir as coisas, cooperar”, disse.

Ele também falou sobre os eixos estratégicos da Universidade de 2021 a 2025, com destaque para sustentabilidade econômica e ambiental, inovação e empreendedorismo, internacionalização, envelhecimento e relações humano-afetivas. “O projeto que ora inauguramos decorre desses eixos estratégicos que seguimos”, disse o reitor.

O reitor da Unicamp também destacou a importância do projeto da PUC-Campinas e ressaltou a irmandade entre as duas universidades.

Usina

Junto à abertura da nova área, a PUC-Campinas inaugurou a usina fotovoltaica instalada no Campus I, com placas de energia solar instaladas sobre o prédio do Mescla e da Biblioteca Central. O sistema vai gerar cerca de 580 mil Kw/h por ano, o suficiente para abastecer 240 residências anualmente.

A Universidade instalou a usina com recursos próprios e a iniciativa fazer parte de uma série de projetos voltados para reduzir consumo de energia, gasto de água e emissão de resíduos. Outro projeto para produção de energia solar nos campi da Universidade e troca de lâmpadas para redução de consumo foi implantado recentemente em parceria com a CPFL.

Novo Mescla

O novo piso do Mescla praticamente triplica a área útil disponível e tem 1,4 mil metros quadrados de área. Ele conta com um café, salas de reuniões, salas multimídias, ambientes multiúsos, ambientes para docentes, sala de prototipagem e de inovação. Essa área também é interligada à biblioteca central do campus.

Segundo o arquiteto Wilson Barbosa Neto, autor do projeto, o espaço foi pensado para atender às tendências mais modernas de ensino. “É um espaço de aprendizagem contemporânea, inovador, que mistura práticas pedagógicas com profissionais. É um local para aprender fazendo e fazer aprendendo, uma área de experimentação que não existe em nenhuma universidade”, disse.

Ele diz que há áreas voltadas para diversas atividades e salas móveis, que podem ser modificadas para atender necessidades diversas. Esses locais ainda contam com móveis e equipamentos de alta tecnologia e estrutura que permitem mobilidade, como tomadas que saem penduradas ao teto, sistemas de som e vídeo, pontos de conexão e acesso à internet e outras facilidades.

Também há locais para laboratórios de produção de protótipos com impressoras 3D, de cortes laser e outros equipamentos. Há salas para reuniões, para abrigar startups e também salas voltadas especialmente para os professores que ficam por tempo prolongado na Universidade, onde podem preparar aulas, receber alunos, realizar pesquisas e estudos.

Outro ponto importante é a área de descompressão, onde estudantes, professores, pesquisadores e usuários em geral podem descansar, relaxar, preparar alimentos e recuperar as energias para o trabalho e estudo.

Confira os novos espaços:

Ambientes Multiúsos

São, ao todo, seis estruturas, compostas por salas modulares e flexíveis para desenvolvimento de atividades colaborativas e projetos, ações e iniciativas previamente aprovadas. Os recursos disponíveis em cada sala são: Smart TV LED 70”, caixas de som embutidas no forro, paredes com lousa branca, pontos de tomadas elétricas, conjunto de mobiliários com rodízio (mesas e cadeiras). As salas das extremidades são equipadas com projetores. Além disso, a combinação de mobiliários conta com mesas triangulares individuais que permitem a composição de diferentes tipos de layout, mesas retangulares rebatíveis e painéis de lousa branca com rodízios. Cada sala pode comportar 36 pessoas e um docente/facilitador.

Sala de Prototipagem

Esta sala é o espaço para testar ideias. O local é equipado com bancadas de trabalho, duas Smart TVs 40” LED, cortadora a laser, duas impressoras 3D e bancada com pia. O espaço poderá ser conectado com o salão de atividades colaborativas durante uma atividade específica.

Universo Inovação

Salão com diferentes tipos de mobiliários para o desenvolvimento de diferentes atividades de trabalho e aprendizagem. O espaço é amplo e possui sistema de tomadas retráteis suspensas que permitem maior flexibilidade para diferentes composições de layout. Dentre o conjunto de mobiliários nesse espaço estão: mesas com estações de trabalho, poltronas e sofás com mesas de apoio para notebooks e mesas redondas para trabalho compartilhado. Além disso, o espaço conta com quatro Smart TVs 70” polegadas, sistema de espelhamento de dispositivos móveis Google Chromecast e Apple TV, bem como sistema integrado de som digital. O Universo Inovação é composto ainda por salas adjacentes:

– ambiente para reuniões informais com sofás, pufes, mesa de centro e local para apoio de notebook;

– mesas com sofás para reunião em grupo;

– sala reservada para trabalho colaborativo com Smart TV 40”;

– sala reservada para trabalho individual com três computadores;

– sala para coordenador do espaço; e

– sala para gravação de conteúdo digital com Smart TV 40”.

Ambiente dos Docentes

O local é destinado aos docentes para a utilização durante os períodos de intervalos e momentos de planejamento pedagógico vinculado ao espaço e às ações de empreendedorismo e inovação. O ambiente conta com as seguintes áreas:

– Sala para atendimento aos estudantes – para uso dos docentes para receber estudantes para esclarecimento de atividades e conversas relacionadas aos projetos e atividades de empreendedorismo e inovação. É equipada com televisão de 40”, com acesso à internet, poltronas e mesa para reunião.

– Sala para atividades remotas/planejamento – para uso dos docentes para desenvolvimento de atividades remotas e planejamento dos projetos, ações e iniciativas de cunho empreendedor e/ou inovação. É equipada com televisão de 40” com acesso à internet, webcam, poltrona e mesa para apoio de notebook do próprio docente.

– Sala para monitoramento, planejamento e atividades assíncronas de EAD – para uso dos docentes para monitoramento e planejamento de atividades remotas. É equipada com 3 estações de trabalho com computadores desktop, acesso à internet, webcam e fones de ouvido.

– Sala de reunião – para reunião de planejamento de docentes, composta de quatro cadeiras e uma mesa redonda.

– Cabines individuais EAD – cabines acústicas para docentes durante atividades síncronas de EAD.

– Lounge permanência – espaço para permanência de docentes com sofás e poltronas.

– Estações de trabalho – local com mesas e cadeiras para trabalho.

– Copa dos docentes – espaço de copa para docentes. Local equipado com micro-ondas, máquina de café, bancada com pia e geladeira.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar