Brasil,

Universidade Cruzeiro do Sul realiza virtualmente o IV Simpósio Internacional sobre Atividade Física, Esporte e Saúde

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabrielle Alvares
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Evento visa disseminar o conhecimento científico em vários aspectos da fisiologia muscular e discutir o impacto da pandemia da COVID-19 nesse processo; Programação será realizada no dia 18 de dezembro, a partir das 8h, e contará com a presença de palestrantes nacionais e da América do Sul

A Universidade Cruzeiro do Sul, instituição que integra a Cruzeiro do Sul Educacional, realiza no dia 18 de dezembro, a partir das 8h, o IV Simpósio Internacional sobre Atividade Física, Esporte e Saúde: Impacto da Inatividade Física e do Isolamento Social na Fisiologia Muscular.

Por conta da pandemia, a programação acontecerá virtualmente por meio da plataforma Blackboard. Haverá espaço para a apresentação de trabalhos, os quais deverão ser inscritos até o dia 12 de dezembro, pelo link: https://siaa.cruzeirodosul.edu.br/eventos/index.jsp?emp=3&gru=7&eve=1.

O evento on-line, direcionado aos graduandos e pós-graduandos das áreas da saúde e público em geral interessado na temática, tem por objetivo disseminar o conhecimento científico em vários aspectos da fisiologia muscular, exercício físico e saúde, e discorrer acercas dos impactos que da pandemia na sociedade nesse meio.

Serão diversos palestrantes nacionais e da América Latina presentes. A organização do Simpósio se deu a partir dos docentes: Tania Cristina Pithon-Curi, Adriana Cristina Levada Pires, Elaine Hatanaka, Laureane Nunes Masi, Maria Fernanda Cury-Boaventura, Renata Gorjão, Rui Curi e Sandro Massao Hirabara, com o apoio da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade Cruzeiro do Sul, FAPESP, CAPES e CNPq.

Serão disponibilizadas 70 vagas. Para mais informações, acesse; Simpósio Internacional

SERVIÇO:

IV Simpósio Internacional sobre Atividade Física, Esporte e Saúde: Impacto da Inatividade Física e do Isolamento Social na Fisiologia Muscular
DATA E HORA: DIA 18 de dezembro, a partir das 8h
Via Plataforma Blackboard
Inscrições: Simpósio Internacional
Investimento: R$ 200,00

Programação:

8h00 – Abertura: Profa. Dra. Tania Cristina Pithon-Curi (Universidade Cruzeiro do Sul)

8h15 – Bases Fisiológicas da Musculatura Esquelética: Profa. Dra. Adriana Cristina Levada Pires (Universidade Cruzeiro do Sul)

8h45- Maximizando a Síntese Proteica Miofibrilar Contrátil: Prof. Dr. Marcos Fortes (Centro Universitário Avantis, Camboriú, Brasil)

9h15- Discussão

9h30 – 9h45: Intervalo

9h45 – Mecanismos Envolvidos na Recuperação Muscular Após Exercício de Longa-Distância: Profa. Dra. Maria Fernanda Cury-Boaventura (Universidade Cruzeiro do Sul)

10h15 – Reparo Muscular no Diabetes: Profa. Dra. Elaine Hatanaka (Universidade Cruzeiro do Sul)

10h45 – Glutamina e Controle da Massa Muscular: Prof. Dr. Rui Curi (Universidade Cruzeiro do Sul)

11h15 – microRNAs Circulantes como Mediadores das Adaptações Metabólicas Promovidas pelo Exercício Físico: Profa. Dra. Alice Cristina Rodrigues (Universidade de São Paulo, São Paulo)

11h45- Discussão

12h15 – 13h – Almoço

13h00 – Músculo: O Maior Inimigo do SARS-CoV-2: Prof. Dr. Antonio Hebert Lancha Junior (Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil)

13h30 – Auto-Renovação das Células Satélites no Exercício de Endurance é Mediada por Inibição do Consumo de Oxigênio Mitocondrial: Prof. Dr. Phablo Abreu (Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil)

14h00 – Atrofia Muscular Esquelética em Pacientes Crítico: Prof. Dr. Gabriel Nasri Marzuca-Nassr (Universidad de La Frontera, Temuco, Chile)

14h30 – Discussão

14h45 até 15h45 - Apresentação de pôsteres

15h45 – Nr2f6 como um Novo Regulador do Metabolismo Mitocondrial: Prof. Dr. Leonardo dos Reis Silveira (Universidade Estadual de Campinas, Campinas, Brasil)

16h15 – Atividade Física em Tempos de Pandemia: Impactos sobre o Metabolismo do Músculo Esquelético: Profa. Dra. Carol Gois Leandro (Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil)

16h45- Discussão

17h a 18h15 – Comunicações orais

Efeitos da Suplementação com Glutamina na Lesão Muscular em Triatletas de Elite: Mestrando Marcelo Vieira (Universidade Cruzeiro do Sul)

Efeitos da Glutamina em Células Musculares Esqueléticas: Profa. Dra. Maria Elizabeth Pereira Passos (Universidade Cruzeiro do Sul)

Alterações de Miocinas na Hipertrofia dos Músculos EDL e Sóleo em Ratos Diabéticos: Doutoranda Maria Vitória Martins Scervino (Universidade Cruzeiro do Sul)

Relação entre Atividade Física, Mediadores Inflamatórios e Ativação de Linfócitos em Crianças: Possível Impacto do Isolamento Social (COVID19): Prof. Dr. Murilo Merlin (Universidade Cruzeiro do Sul e Faculdade Enau, Riberão Pires, Brasil)

5) Relação entre Tempo de Trabalho por Turnos e a Composição Corporal de Policiais Militares de São Paulo: Doutorando Diego Ribeiro de Souza (Universidade Cruzeiro do Sul)

18h15 Encerramento

Prof. Dr. Rui Curi e Prof. Dr. Sandro Massao Hirabara (Universidade Cruzeiro do Sul)

Sobre a Universidade Cruzeiro do Sul - Há quase 50 anos atuando no ensino superior, a Universidade Cruzeiro do Sul conta com aproximadamente 110 mil alunos, distribuídos em cursos de Graduação, Pós-graduação lato e stricto sensu, a distância e presencial, nos campi Anália Franco, Liberdade, São Miguel, Paulista, Santo Amaro, Guarulhos e Villa-Lobos. É reconhecida por sua forte atuação na área social e pelo destaque em vários indicadores oficiais nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo – Unicid (São Paulo/SP), Universidade de Franca - Unifran (Franca/SP), Centro Universitário do Distrito Federal - UDF (Brasília/DF, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio - Ceunsp (Itu e Salto/SP), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo (Caraguatatuba/SP), Centro Universitário Cesuca (Cachoeirinha/RS), Centro Universitário da Serra Gaúcha - FSG (Bento Gonçalves e Caxias do Sul/RS), Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (João Pessoa/PB), Centro Universitário Braz Cubas (Mogi das Cruzes/SP) e Universidade Positivo (Curitiba, Londrina e Ponta Grossa /PR), além de colégios de educação básica e ensino técnico. Visite: www.cruzeirodosul.edu.br e conheça o Nosso Jeito de Ensinar.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar