Brasil, 28 de Maio de 2018

+ F O N T E -

A aplicação da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) em sala de aula

É pertinente a busca por metodologias e práticas pedagógicas que influenciem diretamente nos resultados da aprendizagem, uma preocupação que perpassa as esferas da universidade, escola, comunidade e instituições de ensino. Diante deste contexto, o trabalho docente deve estimular os alunos, por meio de atividades no âmbito escolar, utilizando os parâmetros da Aprendizagem Baseada em Problemas. A ABP é uma metodologia de ensino, de estudo e de trabalho que deve ser utilizada sempre quando se trabalha com situações ligadas à vida social do aluno.

A Aprendizagem Baseada em Problemas possui uma ampla ligação com a de Projetos, corroborando métodos de projetos baseados em problemas reais, do cotidiano do aluno. Como método didático, é uma atividade com quatro características: atividade focada em uma intenção; plano de trabalho, de preferência manual; diversidade globalizada de ensino; e ambiente natural de aprendizagem.

Dentro dessa perspectiva, deve-se ter a preocupação em como organizar melhor os trabalhos dos grupos durante o processo de aplicação da Aprendizagem Baseada em Problemas.

Uma das estruturas mais importantes, em sala de aula, é a disposição dos alunos em grupos. Trabalhar cooperativamente é uma ótima experiência para as crianças e adolescentes e proporciona oportunidades de desenvolvimento das habilidades sociais que eles levarão para toda a vida. Mas é importante destacar que os grupos devem ser estruturados de maneira a desenvolver a equidade e produtividade. Sendo assim, é coerente elencar os alunos de alto e baixo desempenho, e também os medianos, para que de fato se construam grupos com todos os perfis.

Os grupos têm tempo de validade. Por isso é interessante que o professor mantenha o mesmo grupo em torno de um bimestre e, depois, promova um rodízio, oportunizando a transferência de habilidades do trabalho em grupo para um novo contexto social. Alunos que são expostos a diversos grupos ficam mais preparados para se adaptar à diversidade.

A preocupação com o gerenciamento e a manutenção estrutural das equipes, em períodos pré-determinados e posterior rodízio – o que não é preconizado na metodologia ABP - é de suma importância para uma relação interpessoal saudável, que atinja objetivos comuns e proponha uma evolução metodológica.

- Ton Ferreira é Consultor de Governos da Planneta Educação, uma empresa do grupo Vitae Brasil. Mestre em Projetos Educacionais de Ciências pela USP; MBA em Gestão de Pessoas pelo Centro Salesianos e Pós-Graduado em Ética, Valores e Cidadania pela USP; graduado em Matemática pela UNESP. Experiência na área Gestão de Pessoas e de Formação Continuada, Docência e Palestras com foco em educação, ciência e tecnologia.


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::