Brasil, 25 de Maio de 2018

+ F O N T E -

Curso técnico de Arquivo é uma das novidades do Vestibulinho

Quem pretende estudar em uma Escola Técnica Estadual (Etec) no segundo semestre de 2018 tem dois novos cursos técnicos para escolher no processo seletivo: o de Arquivo e o de Desenvolvimento de Sistemas. O primeiro é resultado de parceria com o Arquivo Público do Estado de São Paulo. Com 40 vagas no período da noite, é oferecido na Etec Parque da Juventude, localizada na zona norte da Capital.

“O curso foi elaborado de acordo com as demandas do setor. Além de suprir a carência por profissionais qualificados, contribui para que os técnicos tenham bons índices de empregabilidade”, afirma a responsável pelo Grupo de Formulação e Análises Curriculares da Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec) do Centro Paula Souza, Fernanda Demai.

Instituições públicas são obrigadas por lei a promover a gestão da documentação e proteger o patrimônio documental. De acordo com a diretora do Departamento de Gestão do Sistema de Arquivos do Arquivo Público do Estado de São Paulo, Ieda Bernardes, além de contribuir para uma administração mais responsável e eficiente, os arquivos têm a função social de garantir acesso a informações confiáveis, permitindo maior participação e controle das ações dos governos.

“O ponto crítico desse processo, sem dúvida, é a qualificação dos profissionais para atuarem nos arquivos, protocolos, na gestão de bases de dados e no tratamento das informações. Não contamos com nenhum curso de graduação na Capital e também inexistem cursos técnicos ou de menor duração que possam atender às demandas tanto das instituições públicas quanto privadas,” explica Ieda. “O curso certamente vai contribuir para preparar profissionais que possam atuar tanto nos órgãos estaduais quanto nas administrações municipais”.

Desenvolvimento de Sistemas

Outra novidade deste Vestibulinho, o curso técnico de Desenvolvimento de Sistemas será ministrado em 75 Etecs de diversas regiões do Estado – veja aqui as unidades que oferecem a nova formação.

A nova habilitação técnica é mais voltada à programação, visando formar um profissional capaz de projetar e analisar sistemas de informação, modelar e implementar, entre outras habilidades.

“Vamos adequando a oferta de cursos de acordo com o perfil do profissional procurado pelas empresas. Atualmente, a maior parte dos postos de trabalho no setor de TI está nesta área”, explica o coordenador de projetos da Cetec, Hugo de Oliveira.

O perfil deste e dos demais cursos oferecidos nas Etecs está disponível no site do Centro Paula Souza. As inscrições do Vestibulinho para o segundo semestre de 2018 vão até 25 de maio. Mais informações estão disponíveis na internet.

Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a supervisão de uma Etec –, em aproximadamente 300 municípios paulistas. Nas Etecs, o número de matriculados nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços, ultrapassa 211 mil estudantes. As Fatecs atendem mais de 81 mil alunos nos cursos de graduação tecnológica.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::