Brasil, 26 de Maio de 2018

+ F O N T E -

No Dia Mundial do Livro, confira as dicas para criar o hábito da leitura nas crianças

Ler para uma criança é o primeiro passo para que ela se interesse pelos livros e pela leitura

A leitura é o caminho mais curto para a conquista de novos conhecimentos e para o aperfeiçoamento da linguagem, além de ser uma fonte inesgotável para a imaginação. Mas, em plena era digital, onde a tecnologia encanta cada vez mais as crianças, como podemos fazer para que o ato da leitura se torne um hábito? “O mais importante é criar um ambiente que as estimule. Ter uma s e l e ç ã o de livros ao alcance das crianças para que possam pegar um livro sempre que tiverem vontade é um ponto chave da questão, mas, para que isso funcione, é preciso que os títulos sejam adequados aos interesses delas”, diz Mariana Bruno Chaves, especialista em literatura infanto-juvenil e gerente do setor de elaboração de material didático de Português do Kumon.

Confira dicas da psicopedagoga para estimular o hábito pela leitura:


1. Manter os livros à vista e ao alcance das crianças;

2. Ler em voz alta em família. A leitura em voz alta estimula a interação e desperta o interesse pela leitura;

3. Falar de livros, recomendar títulos e presentear os pequenos;

4. Sugerir e não impor. Compartilhar leituras e opiniões;

5. Criar uma pequena biblioteca em casa. Qualquer lugar é bom para criar uma biblioteca familiar (uma estante acessível já é suficiente);

6. Organizar em casa um espaço específico para leitura, que seja atrativo e aconchegante, com almofadas, tapetes, pufes e, claro, muitos livros. A criança vai perceber como a leitura é importante e agradável ao ter um espaço reservado para essa prática;

7. Visitar bibliotecas e livrarias com as crianças para explorar e descobrir novos livros interessantes. Isso também ajuda as crianças a perceberem que um ambiente em que diversas pessoas estão lendo pode ser divertido e estimulante.

Sobre o Kumon

Criado no Japão em 1958, pelo professor Toru Kumon, o método utiliza os chamados exercícios-guia para que o aluno realize as atividades com o mínimo de intervenção do orientador. Somente após absorver totalmente a informação, avançam para os níveis subsequentes. "O aprendizado segue na simplicidade do papel e lápis. O que se escreve de próprio punho não se esquece, e é isso que faz com que o Kumon esteja em tantos países", diz Masami Furuta, presidente da empresa no Brasil. O método está presente em 50 países e reúne 4,35 milhões de estudantes. No Brasil são aproximadamente 1.400 unidades em 550 cidades, somando mais de 160 mil alunos, dos 180 mil na América do Sul. Mais informações no site www.kumon.com.br ou pelo telefone 0800 728 1121.


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::