Brasil, 15 de Dezembro de 2017

Títulos de renda fixa como o RDB continuam mais rentáveis mesmo com queda da taxa Selic

• Escrito por  Carolina Rinaldi
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Economia

Com a decisão da sétima e última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) de reduzir a taxa básica de juros (Selic) para 7% ao ano, alguns fundos de renda fixa acabaram perdendo a competitividade frente à poupança. As altas taxas de administração cobrada pelos bancos – entre 0,50% a.a e 3% a.a –, são um dos principais fatores para que isso ocorra.

O cenário é distinto na modalidade RDB, via PoupaBrasil Investimentos, onde não é cobrada nenhuma tarifa ou taxa de administração, além de possuir excelente rentabilidade e garantia integral do FGC – Fundo Garantidor de Créditos.

Segundo o CEO do PoupaBrasil Investimentos, Cláudio Ferro, existem ganhos satisfatórios nesse cenário. “Apesar da previsão de queda, estamos com uma inflação muito baixa apontando para 3% ao ano, assim teremos juros real em torno de 4% a.a., que é uma ótima taxa”, aponta. Ferro informa ainda que, os rendimentos no PoupaBrasil para um investimento de quatro anos, por exemplo, rendem uma taxa equivalente a 118% do CDI, que equivale a 8,26% ao ano – bem superior à poupança, tesouro direto e títulos de renda fixa de grandes bancos.

“Nesse tipo de aplicação, sob o ponto de vista da taxa de juros real, a rentabilidade ainda é grande e, mesmo com tendência de queda da taxa de juros. Analistas do mercado financeiro apontam que a inflação em 2018 ficará ao redor de 4% e a taxa de juros deverá manter o patamar de 7%, existindo ainda uma margem de juros real em torno de 3% ao ano.

Reflexos no dia a dia do consumidor

O controle da inflação e a, consequente, manutenção das taxas de juros, refletem a clara intenção do governo em estimular a economia, já que os juros menores impulsionam a produção e o consumo. Essa queda também influencia os bancos a baixarem suas taxas para tomadas de empréstimos e parcelamentos. Porém, é importante alertar as pessoas que possuem a intenção de buscar créditos que tomem muito cuidado e deixem que o consumo seja focado nas reais necessidades e objetivos para não se endividarem.

“É importante que os consumidores brasileiros aproveitem estes momentos para iniciar sua poupança, por meio de investimentos mais rentáveis, como o PoupaBrasil Investimentos”, aconselha Ferro.

Simulação realizada no dia 05/12/2017:

Sobre o Poupa Brasil

O PoupaBrasil Investimentos é uma plataforma de investimentos online que oferece através de nove instituições financeiras, títulos de renda fixa com excelente rentabilidade e garantia integral. Nosso objetivo é democratizar o acesso a todos os investidores, sem quaisquer cobranças de tarifas ou taxas de administração, burocracia, linguagem técnica complicada e pluralidade de produtos que deixam os investidores confusos. Mais informações: www.poupabrasil.com.br.

Código de segurança
Atualizar