Brasil, 19 de Outubro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Bolo tributário cresce 8% em 12 meses, puxado por impostos estaduais, informa Associação Comercial de SP

  • Escrito por  Associação Comercial De São Paulo
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Economia
  • Imprimir
  • Compartilhar::

O montante de tributos pagos pelos brasileiros teve crescimento nominal de 8% no decorrer de 12 meses (de 14/9/2016 a 14/9/2017), puxado pelos impostos estaduais. É o que informa levantamento da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

No último dia 14/9, o Impostômetro da ACSP registrou a marca de R$ 1,5 trilhão arrecadado em tributos municipais, estaduais e federais. Já em 14/9/2016, o painel marcou R$ 1,39 trilhão, resultando no avanço de cerca de 8% na passagem de um ano para o outro.

Os impostos estaduais foram os que mais cresceram (10,2%). Já os tributos municipais avançaram 7,7% e, os federais, 7,1%.

“Além do efeito da inflação e da retomada da atividade econômica, a recuperação do consumo levou à melhora da arrecadação porque o ICMS é o principal imposto dos estados e incide fortemente sobre as vendas do varejo e serviços públicos como energia e gás”, analisa Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

Segundo ele, outros fatores foram os reajustes de alíquotas por parte de alguns estados; o crescimento do lucro de empresas; aumentos de salários e de número de contribuintes, o que incrementa a arrecadação da Previdência.

“A retomada das vendas de veículos ajuda a arrecadação do IPVA, lembrando que os automóveis têm alíquotas mais elevadas do que caminhões e utilitários”, diz Burti.

O levantamento reúne dados nominais, ou seja, não se descontou a inflação do período. Foi encomendado pela ACSP ao Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).

 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::