Brasil, 23 de Outubro de 2017

Custos condominiais mantêm estabilidade em agosto

• Escrito por  Carolina Fagnani
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Economia

A Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC) divulgou os índices de mercado referentes ao mês de agosto. O valor dos condomínios de São Paulo manteve a estabilidade nas despesas médias, com variação de 0,36%, de acordo com o Índice Periódico de Variação de Custos Condominiais (IPEVECON).

Desta forma, a variação acumulada do índice nos últimos doze meses chega ao percentual de 5,13%, enquanto o Índice Geral de Preços de Mercado (IGPM) acumulado no mesmo período mantém-se ainda negativo, em (-) 1,72%.

A movimentação nos grupos de despesas ocorreu de forma bastante heterogênea, e itens como Despesas com Pessoal, com queda de (-) 0,63% e Encargos Sociais, (-) 2,16% exerceram influência relevante para a redução dos custos, mas foram contrabalançadas por despesas que apresentaram comportamento em direção oposta, como as observadas nos consumos de Água (0,59%) e Energia (5,14%). Foram também observadas reduções nos itens Material de Consumo (-9,94%) e Administrativas (-1,24%), e aumento considerável nas Outras Despesas / Eventuais, om percentual de 8,85%.

IPEMIC

O Índice Periódico de Mora e Inadimplência Condominial (IPEMIC) do mês de agosto registrou índice de mora no pagamento de cotas condominiais (atraso até o 30º dia) de 6,89%. Em comparação ao mesmo período do ano anterior (agosto 2016 – 6,59%), representou aumento de 0,30%, em pontos percentuais.

O valor relativo à inadimplência do mês, com base em junho de 2017 (não pagamento do 31º ao 90º dia após o vencimento) atingiu 3,43%. Em comparação ao mesmo período do ano anterior, obteve aumento de 0,29% (junho de 2016 3,14%).

Código de segurança
Atualizar