Brasil, 18 de Outubro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Antecipa lança plataforma inédita para aumentar o caixa das empresas nas antecipação de recebíveis

  • Escrito por  Adriana Veronez
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Economia
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Empresa aposta na tecnologia para tornar mais eficientes e justas as transações entre compradores e fornecedores, aumentando, assim, o retorno financeiro e o fluxo de capital para as empresas

O Antecipa, startup residente do Cubo Coworking Itaú, é um marketplace de antecipação de recebíveis que conecta compradores e fornecedores do mercado, desenvolveu uma solução inteligente para melhorar a eficiência das negociações financeiras de descontos de recebíveis, sem que haja perda de dinheiro. A empresa foca sua atuação em empresas com faturamento acima de R$ 300 milhões/ano.

Muitos empreendedores ainda se perguntam se vale a pena a antecipação, como forma de melhorar o fluxo de caixa, principalmente por desconhecerem a porcentagem de juros aplicada. “Se a taxa ofertada para antecipar um recebível for mais baixa que a cobrada pelo banco para pegar um empréstimo, por exemplo, a operação do Antecipa, sem dúvida, é uma prática vantajosa. Nossa solução sempre permitirá que o comprador (aquele que tem a obrigação de honrar com o pagamento em alguma data futura) tenha retorno acima do CDI - um benchmark para investimentos em renda fixa - ou seja, ao realizar uma antecipação a uma taxa de 2,5%, isso representaria um desconto de que 300% do CDI. ”, explica Camilo Telles, CEO e fundador da Antecipa.

Com um tíquete médio de R$ 500,00 por operação de antecipação, a empresa propõe uma fórmula de cálculo (algoritmo) que dinamiza as taxas de juros ao fornecedor, ou seja, aquele que tem o direito a um recebível em alguma data futura, ao passo que aumenta o rendimento do caixa do comprador, resultando em uma operação “ganha-ganha”. “Um dos nossos diferenciais é que a plataforma prioriza primeiro o caixa do comprador, para depois integrar ao banco, caso ele não tenha capital suficiente para bancar sua própria cadeia produtiva. O fato é que o spread bancário brasileiro é um dos maiores do mundo com impostos como IOF. À medida em que desintermediamos a cadeia, escapamos da cultura de centralização de capital”, justifica o empresário.

Na prática funciona assim

O comprador combina com o fornecedor de pagar em 30 a 60 dias, tendo a opção de antecipar o pagamento mediante um desconto comercial. No entanto, no mercado atual, ele tem de escolher uma taxa referencial estática, deixando de analisar as alternativas que o fornecedor teria disponíveis no mercado, assumindo o risco de ofertar um desconto menor, ou seja, ”deixando dinheiro na mesa”.

“Vamos supor que a taxa negociada pelo comprador foi de 2,5% para fazer uma determinada antecipação, mas o fornecedor pesquisou e notou que a taxa poderia ser de até 4% em fontes alternativas (a exemplo banco). Logo, a taxa poderia ter sido maior e o comprador poderia ter obtido um retorno superior na operação. Por outro lado, se, por alguma razão, o fornecedor não aceitar o negócio, o dinheiro acabará parado no banco, rendendo 0,70% ao mês. Com a ferramenta de fixação de preços que a Antecipa lançou, a negociação poderia ter alcançado taxas acima de 3%, por exemplo”, diz Telles.

Com o uso da tecnologia, além de ajudar a suprir as necessidades de caixa - considerando o cenário econômico instável pela qual passa o País -, é possível usar o dinheiro para melhorar a infraestrutura e capacidade produtiva da empresa, para capital de giro, compra de matéria-prima, insumos, maquinário, estoque, frota, contratação de pessoas, investir em pesquisa e inovação, por exemplo. “Isto é possível, pois a maior parte do lucro na operação é do comprador, que é dono do capital, diferentemente da prática comum em que a maior parte do lucro é do banco. ”, finaliza.

 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::