Brasil, 24 de Setembro de 2017

Mr Kids apresenta na ABF Expo máquina que troca cédulas para driblar a falta de moedas no mercado

• Escrito por  Luane Magalhaes
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Economia

A franquia, que trabalha apenas com moedas, viu o faturamento crescer 40% com os novos equipamentos instalados em sua rede

A rede de vending machines Mr Kids encontrou e apresenta na ABF Expo (Feira de franquias que acontece entre os dias 21 e 24 deste mês sem São Paulo) uma solução eficiente para o problema da falta de moedas no mercado. Suas máquinas, que comercializam doces e brinquedos por R$2 ou R$3, funcionam apenas com moedas e muitas vendas são perdidas quando essas faltam nos bolsos dos pais e crianças. A falta de moedas se dá pela diminuição da produção pelo Banco Central, que desde 2014 vem reduzindo o número de unidades fabricadas no país.

Para driblar o problema, a rede de franquias investiu na instalação de máquinas que trocam cédulas por fichas e viu o faturamento crescer 40% nos pontos em que o dispositivo foi instalado. “Pesquisamos e vimos que não podíamos ficar reféns das moedas mesmo que nossas máquinas só funcionem com elas. Tínhamos que pensar em alternativas e esta máquina que converte dinheiro em fichas do mesmo tamanho de moedas de R$1 é a melhor opção, uma vez que ela ocupa pouco espaço no ponto e é de funcionamento bastante simples”, comenta Antonio Chiarizzi, diretor da franquia.

Produzidas no Brasil, porém, com peças importadas, as trocadoras de cédulas, precisam apenas ser instaladas ao lado das máquinas com os produtos e assim como estas, não necessitam energia elétrica para funcionar. Foram testadas por 4 meses antes do começo da implantação na rede e mostraram um aumento nas vendas de até 40% no faturamento do ponto de venda. Até o momento, 48 franqueados já instalaram os novos equipamentos e até o final do ano toda a rede deve estar coberta.

Com 138 franqueados em operação, são mais de 6.200 máquinas em todo o país com a marca Mr Kids, só no ano passado o faturamento atingiu R$3,6 milhões e a previsão é de um crescimento de 40% neste ano. Para se tornar um franqueado o investimento inicial é de R$18.700 e existem mais de 800 pontos já negociados pela franqueadora com hipermercados como Walmart, rede Extra e Pão de Açúcar em todo o país além de aeroportos e shoppings centers.

Sobre a produção de moedas no Brasil

Cada vez mais escassas, as moedas estão sumindo do mercado. O problema é agravado pela diminuição na produção de moedas desde 2014, que ocorre -- segundo o Banco Central -- devido à necessidade de redução da despesa pública no âmbito federal.

Até junho do ano passado foram disponibilizadas 187,7 milhões de unidades de novas moedas. Em 2015, o BC disponibilizou 685 milhões de novas unidades. Existem hoje em circulação 24,01 bilhões de unidades de moedas ou R$ 6,33 bilhões em valor, o que corresponde a uma disponibilidade per capita de R$ 29,28 em moedas e 116 moedas por habitante.

Mr. Kids – Ficha Técnica

Investimento Total: R$ 18,7 mil